top of page

O Papel da Esposa: Sabedoria para Edificar o Lar

  • Projeto Mente Renovada
  • há 6 dias
  • 4 min de leitura
ree
"A mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola a derruba com as próprias mãos." (Provérbios 14:1)

Deus fez a mulher com um grande propósito a fim de que ela exercesse virtudes especiais para edificar  seu  lar, de forma amorosa,  leal  e  encorajadora  de seu esposo (Gênesis 2.18). Deus também agraciou as mulheres com o dom da maternidade para que gerassem vidas instruídas no caminho do Senhor.

No livro de Provérbios 31:10-31 encontramos o padrão agradável a Deus a ser buscado, tanto pelas mulheres casadas, quanto pelas solteiras que desejam um matrimônio abençoado. Os homens também devem procurar as características ali descritas na escolha de sua esposa. Aqui destacamos algumas das características dessa mulher apontada nas Escrituras:


Temente ao Senhor e intercessora


A mulher virtuosa, sobretudo, teme ao Senhor e encontra nEle toda a sabedoria para conduzir sua vida familiar. Essa condição é o fundamento espiritual de toda cristã sincera. "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência" (Provérbios 9:10).

Quando a esposa aplica o conhecimento da Palavra de Deus no seu dia-a-dia, vivencia a mudança completa dos seus pensamentos, linguagem, ações e reações. Opera-se, mediante a graça e à condução do Espírito Santo, uma transformação que afeta o seu casamento e todas as áreas da sua vida.

A mulher que teme a Deus é intercessora. Ela reconhece a importância de orar pelo marido e filhos. Ela também sabe enfrentar as lutas em seu casamento com as  armas  espirituais da fé. Mesmo quando possui um esposo incrédulo, ela busca refletir a Cristo em seu casamento, para que sua conduta impacte seu marido, gerando salvação e transformação: “Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês.” (1 Pedro 3:1-2)


Diligente e administra bem a sua casa


     A mulher descrita em Provérbios 31 não come o pão da preguiça. Ela é precavida., ordena bem a sua casa e as tarefas do dia. Não tem o hábito de postergar o que precisa ser executado e sempre é louvada por dar conta de tanta responsabilidade.

Ela também realiza bem as tarefas domésticas. Hoje, vivemos numa realidade em que muitas mulheres trabalham fora de casa e contam com pouco tempo para exercer sozinhas todas essas atribuições. Mas, ainda que deleguem esses serviços a outra pessoa, devem assumir a responsabilidade de supervisionar e cuidar para que tudo corra bem e nada comprometa as necessidades da sua família.


Tem o controle da língua


     Muitas crises são levantadas no casamento por conta do descuido com a língua. Há mulheres que falam demais, outras são explosivas, falam o que pensam sem refletir. 

      Existem também aquelas que reclamam de tudo e murmuram com as mínimas coisas. São mulheres ríspidas, excessivamente críticas que não sabem lidar adequadamente com os desafios do lar. 

     Se você se identifica com esse comportamento,  procure reagir de forma branda e firme quando estiver irritada. Uma conversa calma e respeitosa gera mais resultados do que uma disparada de gritos e murmurações. A Bíblia ensina que é melhor morar no deserto do que com uma mulher que vive resmungando e se queixando (Provérbios 25:24).

     A mulher tem o poder para edificar uma casa ou derrubá-la com as suas próprias palavras e ações. Portanto, não ceda à tentação de ser fria ou briguenta quando descontente com o comportamento de seu marido e filhos. Ao contrário, peça sabedoria a Deus e ajuda para controlar suas emoções a fim de resolver os problemas preservando a unidade e o amor na família.


Honra ao marido 


    Todo o marido espera da sua mulher honra e respeito. Igualmente, os filhos percebem quando a mãe sempre reclama do pai. A mulher que costuma valorizar, admirar e realçar as qualidades do marido, mostra sabedoria e promove o fortalecimento da relação. Provérbios 31: “Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida.”


Valoriza a beleza interior


    A mulher virtuosa cuida da beleza física, mas também investe na sua beleza interior que vem de um coração submisso ao Senhor (Provérbios 31:30). A Bíblia diz: “A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus. ”(1 Pe 3:3-4).


Maternidade responsável


    A maternidade é uma dádiva e deve ser exercida com amor e responsabilidade. As mães têm um papel fundamental na formação espiritual dos filhos para que eles sejam preparados para este mundo tendo como alvo a eternidade no céu. Leia Deuteronômio 6:6-7.


Você pode ser uma bênção!


    Que maravilhosa expressão do caráter dessa mulher! Aqui oportunizamos uma reflexão pessoal: será que a sua conduta opera constantemente para o bem daqueles que convivem com você? Todos os dias?

    Que todas as mulheres cristãs tenham como alvo o modelo da mulher virtuosa de Provérbios 31, buscando em Deus a condição de serem esposas virtuosas, sábias, humildes e gentis, crendo que sua conduta também servirá de exemplo para suas filhas e futuras gerações.

     Para isso, toda a mulher precisa se render a Cristo todos os dias e dedicar-se à oração e leitura da Bíblia. Assim como o corpo precisa de alimento para se manter vivo, ninguém pode permanecerá vivo espiritualmente sem se alimentar da Palavra de Deus diariamente. 


Edifique seu lar e glorifique a Deus


    Ter uma família sólida e abençoada requer amor, esforço e determinação. Toda mulher precisa assumir o papel que Deus lhe confiou e crer que, na dependência do Espírito Santo, pode ser uma bênção para seu esposo e filhos.

    Certamente, você pode encontrar dificuldades em seguir de modo pleno esse padrão. Mas confie no amor de Deus e que Ele pode operar em você virtudes ainda mais excelentes pela fé e obra do Espírito Santo! 

     Ao renovar sua mente com a Palavra de Deus você vai passar por um processo gradual de transformação à medida que aplicá-la em seu dia a dia. Jamais desista! Busque, se empenhe e glorifique a Deus edificando seu lar através da sua vida.


"A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o Senhor será elogiada" (Provérbios 31:30).


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Precisa de oração? Deixei seu pedido aqui abaixo!

Agradecemos a confiança, seu pedido de oração está seguro e em sigilo!

© 2020 Projeto Mente Renovada.

Orgulhosamente desenvolvido por creisconsultoria.com

creis logo.webp
bottom of page