top of page

Esposa Ideal



Que preciosos ensinos podemos extrair de Provérbios 31:10-31?

Leitura: Provérbios 31:10-31


Essa passagem refere-se a uma mulher virtuosa e revela o perfil da esposa exemplar. Seus 22 versículos ensinam o padrão agradável a Deus a ser buscado, tanto pelas mulheres casadas, quanto pelas solteiras que desejam um matrimônio abençoado. Os homens também devem procurar as características ali descritas na escolha de sua esposa.


Aqui destacamos algumas das características dessa mulher apontada nas Escrituras:


Temente ao Senhor


A mulher virtuosa, sobretudo, teme ao Senhor e, por isso, encontra toda a sabedoria para conduzir sua vida familiar. Essa condição é o fundamento espiritual de toda a cristã sincera.


"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência" (Provérbios 9:10).


Quando aplicamos o conhecimento da Palavra de Deus no dia-a-dia, vivenciamos a mudança completa dos nossos pensamentos, linguagem, ações e reações. Opera-se, mediante a graça e à condução do Espírito Santo, uma transformação que afeta todas as áreas da nossa vida.


Diligente e administra bem a sua casa


A mulher descrita em Provérbios 31 não come o pão da preguiça, está sempre disposta a garantir a ordem na sua casa e organizar bem as tarefas do dia. Não tem o hábito de postergar o que precisa ser executado e sempre é louvada pelo seu talento em empenhar-se para dar conta de toda a responsabilidade a ela confiada.


Ela também realiza bem as tarefas domésticas. Hoje, vivemos numa realidade em que muitas mulheres trabalham fora de casa e contam com pouco tempo para exercer sozinhas todas essas atribuições. Mas, ainda que deleguem esses serviços a outra pessoa, devem assumir a responsabilidade de supervisionar e cuidar para que tudo corra bem e nada comprometa as necessidades da sua família.


Precavida


Faz provisão de tudo que é necessário para sua família e não deixa faltar nada para seu marido e filhos.


Tem o controle da língua


Muitas crises são levantadas no casamento por conta do descuido com a língua. Há mulheres que falam demais, outras são explosivas e falam o que pensam sem refletir e há aquelas que reclamam de tudo, são rixosas, promovem contendas e murmuram em relação aos seus esposos nas mínimas coisas.


A Bíblia ensina que é melhor morar no deserto do que com uma mulher que vive resmungando e se queixando. Pv 21:19


Já a mulher sábia edifica a sua casa, não é dada a fofoca e sabe o momento certo do silêncio. Quando se expressa, fala com sabedoria e seus próprios filhos e maridos a elogiam e exaltam perante os outros.


Atende aos Necessitados


Sua visão de amor e compaixão se estende aos necessitados e sempre contribuiu para atenuar o sofrimento daqueles que precisam de ajuda.


Sempre recebe os frutos do que plantou


A mulher sábia e virtuosa colhe os frutos de honra diante dos homens, dos filhos a acha graça perante o Senhor.


Ela só faz bem ao marido todos os dias da sua vida


Que maravilhosa expressão do caráter dessa mulher! Aqui oportunizamos uma reflexão pessoal: será que a sua conduta opera constantemente para o bem daqueles que convivem com você? Todos os dias?


Que todas as mulheres cristãs tenham como alvo o modelo da mulher virtuosa de Provérbios 31, crendo que sua conduta também servirá de exemplo para suas filhas e futuras gerações.


Certamente, você pode encontrar dificuldades em seguir de modo pleno esse padrão, mas saiba que Deus, ainda assim, a ama e pode operar em você virtudes ainda mais excelentes pela fé e obra do Espírito Santo! Busque, se empenhe e confie a Deus a edificação do seu lar através da sua vida!


Deus a abençoe!


bottom of page