top of page

Mulher, presente de Deus para o Homem

Violência Doméstica e o Papel do Marido na Relação Conjugal





Assustadoramente, crescem os índices de violência contra as mulheres e de feminicídio cometidos, em sua maioria, por maridos movidos de ódio e sentimento de posse sobre a vida da esposa.  A cada dia, surgem notícias do avanço de crimes dessa natureza e este tema vem sido amplamente debatido em prol de medidas mais efetivas na prevenção e combate às taxas de agressão e morte de mulheres em nosso país. Nestas linhas propomos a abordar o assunto sob a ótica de Deus, especialmente quanto ao papel do homem na relação conjugal, segundo a revelação contida nas Sagradas Escrituras.


A Bíblia diz que Deus criou o homem e a mulher de formas distintas, para que unidos, fossem completos e se tornassem uma só carne, formando a família “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1:27; Marcos 10:6-9).


A família é o projeto nascido no coração de Deus para o bem do homem e da mulher e o Seu desejo é abençoar os lares, conforme a promessa dada a Abraão e a toda a sua descendência, pela fé (Gênesis 12:1-3).


Mas se quisermos experimentar a benção do Senhor, devemos conhecer a visão bíblica sobre o casamento e cumprir os princípios divinos para o bom funcionamento da família. 


Atender ao que está escrito na Bíblia é aceitar o ensino do próprio Deus e isso faz toda a diferença na vida de uma pessoa, inclusive na área conjugal.


O Texto Sagrado diz que quando o homem encontra uma esposa, ele recebe um presente de Deus, pois o Senhor lhe entregou uma parceira para auxiliar e acompanhá-lo por toda a sua vida: "Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor” (Provérbios 18:22).


O nível de amor do marido pela esposa deve ser o mesmo de Cristo, que sacrificou até a última gota de seu sangue por cada um de nós: “Maridos, amem vossas esposas, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela” (Efésios 5:25).


O tratamento dado à esposa pelo marido guarda direta relação com a resposta de Deus às suas orações. Em 1 Pedro 3:7 está escrito que os maridos devem respeitar e honrar suas mulheres, para que suas orações não sejam interrompidas diante do Senhor: “Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa  mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações” (1 Pedro 3:7).


O casamento implica em dar prioridade ao outro e não a si mesmo unicamente. Ele deve ser honrado por todos e conservado puro, pois Deus julgará os imorais e os adúlteros (Hebreus 13:4;Deuteronômio 24.5; Coríntios 10.24).


É certo que muitos maridos nasceram em um lar conturbado e violento, por isso, reproduzem esse modelo em suas famílias, herdando padrões de comportamento fora dos princípios bíblicos. Mas este ciclo pode ser descontinuado se o homem der ouvidos à voz do Senhor.


A Bíblia é a revelação da vontade de Deus para o homem e nos diz qual o modelo certo a seguir e por qual caminho devemos andar: Cristo Jesus! Ele disse: “Vocês ouviram o que foi dito a seus antepassados: ‘Não mate. Se cometer homicídio, estará sujeito a julgamento’.  Eu, porém, lhes digo que basta irar-se contra alguém para estar sujeito a julgamento. Quem xingar alguém de estúpido, corre o risco de ser levado ao tribunal. Quem chamar alguém de louco, corre o risco de ir para o inferno de fogo” (Mateus 5:21,22).


Vemos que o Senhor Jesus adverte que a ira guardada no coração, contra qualquer pessoa, é extremamente repreensível aos olhos de Deus e é equiparada ao pecado de assassinato. Os maridos que nutrem rancor, ódio, ira desenfreada e chegam a cometer violência física e moral contra as suas mulheres, afrontam ao próprio Deus porque se levantam contra a preciosa criação do Senhor, feita à Sua imagem e semelhança. De igual modo, aqueles que insultam suas esposas ou as ridicularizam perante os amigos, expondo suas falhas para rebaixá-las também pecam tremendamente.  Portanto, marido, não ofenda a Deus pelo tratamento que você dispensa a sua mulher (Salmos 11:5; Colossenses 3:19).


A crescente desestruturação das famílias e o aumento das agressões às mulheres evidenciam a falta de temor de Deus no interior do homem, de seu coração, por onde deve ser iniciado o combate à violência. Está escrito: “guarde o coração, acima de tudo, porque dele depende toda a sua vida” (Provérbios 4:23). 


É necessário mantê-lo puro, livre da ira, amargura ou ressentimentos: Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias” (Mateus 15:18-19).


Do coração perverso e irado nasce todo o tipo de violência, por isso, é tão importante purificá-lo dos maus sentimentos e assumir o abandono de todo o comportamento contrário à vontade de Deus, segundo o padrão bíblico atribuído ao homem na relação conjugal. 


Se pela leitura dessas linhas você reconheceu estar agindo contra à vontade de Deus, no que diz respeito ao tratamento dado a sua esposa, anime-se: Jesus te chama! Ele veio para os pecadores, isto é, para todos, porque todos pecaram (Romanos 3:23). 


Em Lucas 5:32, o Senhor disse: “Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento.” Aquele que se arrepende, recebe o perdão de Deus e se torna livre para experimentar uma alegria e paz sem medidas, pois a presença do Senhor será com ele e tudo se fará novo! Deus transforma corações de pedra em corações de carne, dando condições de amar e dominar os impulsos nocivos, mesmo em situações difíceis e dolorosas .


O casamento não foi planejado por Deus para ser palco de brigas, violências e abusos. Existem conflitos e diferenças em todos os relacionamentos, mas a felicidade da relação precisa ser conquistada todos os dias, em submissão aos ensinos de Cristo, com amor e disposição de vontade para o diálogo, paciência, perdão e união. O homem que teme ao Senhor, honra a sua esposa e atrai as bênçãos do céu para o seu lar.


“Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero. Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa. Assim será abençoado o homem que teme ao Senhor!" (Salmos 128:1-4)


bottom of page