Vencendo as Tentações no Casamento
- Projeto Mente Renovada
- 4 de set.
- 5 min de leitura

A Bíblia revela que estamos em guerra espiritual e que o Diabo milita pelas almas neste mundo. A boa notícia, é que podemos vencê-lo com Cristo, que já venceu Satanás, e pela confiança irrestrita na poderosa Palavra de Deus.
Quando não vencemos as tentações do maligno, caímos em pecado e colhemos sofrimento. Foi assim com o primeiro casal sobre a terra que pecou dando ouvidos a Satanás, em desprezo à Palavra do Criador.
Ninguém está livre de tentações, por isso, o casal deve estar disposto a lutar pelo seu casamento, resistir ao Diabo e manter inabalável a aliança firmada no altar.
Uma das artimanhas do Diabo é lançar um contra o outro, pela frustração diante das expectativas geradas pelo casamento. Contudo, nenhum cônjuge vai satisfazer plenamente o outro porque o propósito de Deus é que o casamento seja uma oficina de transformação, onde o nosso caráter possa ser moldado à semelhança de Cristo, através dos conflitos e desafios da convivência. É no casamento onde o ego é tratado, somos lapidados e impulsionados a exercer amor, paciência e perdão.
Para vencer as tentações, devemos nos revestir de toda a armadura de Deus, conscientes de que a nossa luta não é contra o cônjuge ou qualquer pessoa mas, sim, contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais (Efésios 6:11-12).
Listamos aqui algumas dicas para vencer as tentações no casamento:
Dependa de Deus para vencer
Em primeiro lugar, reconheça que você depende de Deus. Jesus ensinou que orássemos para que o Pai nos livrasse de cair em tentações e disse que, sem a sua ajuda, nada poderíamos fazer (Mateus 6:13 e João 15:5).
Portanto, precisamos depender e nos submeter a Deus. Depois, temos de resistir ao Diabo, fechando os ouvidos e o coração para suas sugestões, tendo as Escrituras como espada do Espírito para repeli-lo. Se resistirmos, ele fugirá de nós.
A Bíblia diz: “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7).
Seja honesto com seu cônjuge
Seja honesto e não deixe nada oculto em seu casamento. Não permita que a confiança entre vocês seja abalada. Por exemplo, as senhas do celular e das redes sociais podem ser compartilhadas para garantir que nada seja feito sem o conhecimento do cônjuge.
A Bíblia diz: “A pessoa sensata vê o perigo e se esconde; mas a insensata vai em frente e acaba mal” (Provérbios 22:3).
Reaja às críticas com sabedoria
Quando ouvir sobre os seus defeitos, ao invés de responder agressivamente, pondere e aproveite para fazer mudanças que vão contribuir para o seu crescimento e maturidade. Cai em tentação o cônjuge que se irrita e reage negativamente lançando palavras duras, ironias e acusações verbais. De igual modo, age sem sabedoria o cônjuge que dá gelo e indiferença, ao invés de resolver o problema e apaziguar o conflito.
A Bíblia diz: “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos” (Filipenses 2:3).
Jogue fora todo o lixo emocional
Muitas vezes, atitudes e palavras geram mágoas que são difíceis de esquecer. Elas formam um lixo emocional que deve ser descartado para não contaminar a relação. Para se livrar dele: libere perdão! Não se trata de sentir vontade de perdoar, mas de entender que o perdão é uma decisão que traz cura e restauração para o casal. Quando o casal pratica o perdão, o casamento melhora e se torna mais forte e saudável.
Ninguém pode permanecer em Cristo se não estiver disposto a perdoar. Jesus disse que se não perdoarmos as ofensas dos outros, o Pai não perdoará os nossos pecados: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas"(Mateus 6:14-15).
Se nos recursarmos a perdoar, seremos responsáveis por interromper o fluxo da graça de Deus sobre nós e ninguém poderá ser salvo, senão pela graça de Deus.
A Bíblia diz: “Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus; que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando muitos” (Hebreus 12:15).
Selecione suas amizades
Selecione seus amigos porque muitos dos pecados que cometemos vêm da influência negativa de pessoas que estão próximas.
Amigos que não têm o temor de Deus podem inspirar o homem a ter casos extraconjugais, desvalorizar a esposa e o compromisso com o casamento. Amigas que não têm vida com Deus também podem contribuir para minar o casamento da mulher com críticas ácidas sobre o marido e estimular a separação do casal.
Também não é aconselhável que um homem casado tenha amigas íntimas, nem que a mulher tenha vínculos muito próximos com outros homens. Ao invés disso, faça do seu cônjuge o seu melhor amigo.
A Bíblia diz: “As más conversações corrompem os bons costumes” (1 Coríntios 15:33).
Fuja da tentação
Não se engane, a infidelidade conjugal é grave aos olhos do Senhor e abrange até o olhar lascivo e o coração impuro. Jesus disse: Mas eu lhes digo: “qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração” (Mateus 5:28).
Livre-se de qualquer conteúdo que exponha você a imagens, vídeos, músicas e até textos que estimulem a desejos sexuais ilícitos que são condenáveis por Deus.
A Bíblia diz: "Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês." (1 Coríntios 6:18-20).
Não banalize o pecado
Temos de lidar com o pecado seriamente porque sua prática nos separa de Deus e conduz ao inferno, se não houver arrependimento. Por isso, não brinque, nem faça concessões para o pecado.
A Bíblia diz: “Portanto, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena: imoralidade sexual, impureza, paixões, maus desejos e a avareza, que é idolatria; por causa destas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência ” (Mateus 5:28).
Vença as tentações com Cristo!
Jesus veio ao mundo e foi tentado em todos os sentidos, à nossa semelhança e jamais pecou (Hebreus 4.15). Ele se firmou na Palavra de Deus e venceu todas as tentações. E se você estiver em Cristo poderá resistir ao diabo e vencer qualquer tentação!
A Bíblia diz: "Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar" (1 Coríntios 10.13).
Mas se você caiu em tentação, viu ou fez algo que não devia, se arrependa e confesse seu pecado a Deus. A Bíblia diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.”(1 João 1:9).
Lute pelo seu casamento crendo que você é mais do que vencedor em Cristo Jesus!
"Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou."(Romanos 8:37)
Comentários