top of page

O Papel do Homem na Família

  • Projeto Mente Renovada
  • 10 de ago.
  • 5 min de leitura
ree


O casamento gera importantes mudanças na vida de um homem. Ele deixa a vida de solteiro para assumir  a  liderança  de  uma família e passa a lidar com desafios e grandes responsabilidades. 


A Palavra de Deus traz revelações importantes sobre o papel do homem na condição de marido e pai dentro da relação familiar.


O Provedor do Lar


       Ao criar o homem, Deus deu-lhe a função de lavrar a terra e guardar o jardim antes de formar uma família (Gênesis 2:15), estabelecendo a ordem devida das coisas: antes de casar, o homem precisa garantir o sustento próprio e da futura mulher e seus filhos.

   

Com o casamento, o homem deixa a casa e a submissão de seus pais, para se unir a sua mulher, a fim de constituírem sua própria família.

        

A Bíblia diz que Deus criou o homem e a mulher com formas e papéis distintos, para que unidos, fossem completos e se tornassem uma só carne, formando a família: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1:27; Marcos 10:6-9). 


O Cabeça do Lar


    O homem foi constituído por Deus como o responsável principal pela família. Nenhuma organização permanece de pé sem uma liderança e, não é diferente em uma família.  Assim  como  a  cabeça  comanda todo o corpo, o marido é a cabeça da mulher. 

   

 A Palavra de Deus diz: “Quero, porém, que entendam que o cabeça de todo homem é Cristo, o cabeça da mulher é o homem e o cabeça de Cristo é Deus.” (1 Coríntios 11:3). 

  

Logo, a liderança do marido deve ser exercida, primeiramente, no temor do Senhor, não em tirania ou autoritarismo, como se a mulher não tivesse lugar na relação conjugal. Por essa razão, o Senhor também ordena aos maridos que tratem suas esposas com honra.


O Dever de Honrar a Esposa


  Em 1 Pedro 3:7 está escrito: “Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.” (Efésios 5:25).

     

Infelizmente, vemos maridos desleais às esposas ou que assumem no lar um comportamento hostil e violento que desfaz os laços de amor e unidade na família. Nosso país, por exemplo, é o quinto no mundo em morte violenta de mulheres provocada, em sua maioria, pelos seus maridos. Essa trágica estatística viola o mandamento dado por Deus aos homens de amar suas esposas no mesmo nível de Cristo, que se sacrificou, dando sua vida pela igreja: “Maridos, amem vossas esposas, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela” (Efésios 5:25). 

      

Se você é casado e deseja agradar ao Senhor, trate sua esposa com gentileza, reconheça suas qualidades e a dedicação dela na família. Cultive o hábito de elogiar sua mulher, de fazê-la sentir-se amada e valorizada na relação conjugal. Esteja disposto a permanecer mesmo quando for difícil e não deixe de clamar ao Senhor para ser guiado com sabedoria nos tempos de crises. 


Deus vê e recompensa o modo como você trata a sua esposa. Portanto, de hoje em diante esteja atento com as suas palavras, o modo de falar e o tom com que fala com ela.


Paternidade Assumida


  A paternidade é uma dádiva, mas muitos homens têm abandonado seus filhos e transferindo a responsabilidade que lhes foi confiada por Deus. Como resultado, crianças são criadas sem experimentar o amor de um pai e sofrem com marcas profundas de rejeição. Meninas crescem sem uma boa referência masculina e meninos tornam-se homens que não sabem amar, nem assumir o papel de um pai de verdade, replicando a mesma dor que experimentaram no passado em seus próprios filhos.

     

A Bíblia diz: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele“ (Provérbios 22:6). Como pai, você deve expressar amor aos seus filhos, caminhar ao lado deles, oferecer apoio, proteção, provisão e ser um modelo de referência moral baseada no temor do SENHOR. Seu maior propósito deve ser conduzir os filhos na fé e formar neles o caráter de Cristo em sua vida cotidiana.


Liderança Espiritual


     Deus também confiou ao homem o sacerdócio do lar, sendo papel do homem interceder por sua família.  

    

Na Bíblia, encontramos semelhanças nas histórias de Noé e de Ló, dois homens que foram declarados justos pelo próprio Deus. Eles puderam salvar suas famílias do julgamento do Senhor que recaiu em resposta aos graves pecados cometidos pelo povo da sua época. (Gênesis 7 e 19). A fidelidade desses homens alcançou favor de Deus sobre as suas famílias.


Considere seu caminho diante do Senhor, seja fiel a Ele. Com isso, você estará mantendo sua família guardada espiritualmente dos males que vêm sobre ela.


Deus Espera uma Atitude de fé!


     O retrato dos nossos dias reflete a triste realidade de um mundo sem Deus, mas não precisa continuar assim. Se você percebe estar agindo contra à vontade de Senhor, no que diz respeito ao tratamento dado a sua esposa e seus filhos, anime-se: Jesus te chama! Ele veio para os pecadores, isto é, para todos, porque todos pecaram (Romanos 3:23). Em Lucas 5:32, o Senhor disse: “Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento.”      

     

Sem arrependimento, não há salvação, nem solução para os problemas da vida. Por isso, reflita, reveja qualquer prática pecaminosa e encontre favor do Senhor para você e sua família.


Assuma o propósito de Deus para a sua vida!


    Aquele que confessa a Cristo e se arrepende dos seus pecados é salvo. Ele recebe o perdão de Deus e a presença do Senhor será com ele por meio do Espírito Santo para transformá-lo em um novo homem, segundo o propósito para o qual foi criado. 

     

Um homem rendido ao Senhor sabe que o amor segundo a Bíblia é uma decisão que não está atrelada aos seus sentimentos ou circunstâncias. Tendo Cristo como cabeça, ele dependerá do Senhor para tomar as melhores decisões em benefício do seu lar. 

    

O relacionamento com Cristo faz do homem um exemplo para seus filhos e uma referência para as próximas gerações que irão servir e glorificar a Deus por meios de suas famílias. Leia o Salmo 128:1-4:


Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor. (Salmos 128:1-4)

        De hoje em diante, declare sua fé por Cristo e viva o propósito para o qual Deus o chamou! 






Comments


Precisa de oração? Deixei seu pedido aqui abaixo!

Agradecemos a confiança, seu pedido de oração está seguro e em sigilo!

© 2020 Projeto Mente Renovada.

Orgulhosamente desenvolvido por creisconsultoria.com

creis logo.webp
bottom of page