top of page

Especial Dia dos Pais - Papel do Pai na Família





Neste dia dos pais, refletimos sobre a importância do papel do pai na família. Felizes são os pais que vivem em um vínculo familiar, sob o alicerce do amor e da comunhão.


Mas a realidade em muitos lares hoje é marcada por brigas, abusos, consumo de drogas, instabilidade, violência e degradação. Saiba que esta situação vivida atualmente por milhares de famílias está fora do plano de Deus.


A entidade familiar é a base de todo plano divino e o homem foi constituído como o responsável principal pela família.


Para desempenhar bem o papel de pai e desfrutar de um lar abençoado, é preciso, antes, assumir sua filiação em Deus.


As Escrituras ensinam que todas as pessoas são criaturas de Deus, mas somente se tornam Seus filhos através da FÉ em Jesus Cristo.


"Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele" (Colossenses 1:16).


"Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus" (Gálatas 3:26).


Muitos consideram Jesus como um bom homem ou grande Mestre. Mas elas não entenderam quem Ele realmente é. A Bíblia nos diz que Jesus é Deus em carne, tornou-se um ser humano (João 1:1-14). Ele veio à terra para nos ensinar, curar, corrigir, perdoar e morrer por nós! Nenhum homem, por melhor que seja, é justo diante do Deus Pai. Todos pecaram (Romanos 3:10-18) e como resultado do nosso pecado, merecemos a ira e o julgamento de Deus. Mas, o Pai amou a humanidade de tal forma, que deu seu único filho Jesus para morrer em nosso lugar, pelos nossos pecados e, quem assim crê, é justificado diante de Deus e se torna membro de Sua família. Vejamos:

"Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, ou seja, aos que crêem no seu Nome" (João 1:12). 


Em Cristo aprendemos que Deus é o “Pai nosso que está nos céus”, com quem podemos nos relacionar mais próximo e intimamente, como ocorre na relação entre pais e filhos.

Pela fé no Filho conhecemos o Pai que ama e deseja salvar o pecador, que cuida, protege e corrige seus filhos e deles não desiste, ainda que se desviem, pois grande é a sua misericórdia. 

Como pai você deve ser exemplo para seus filhos e o melhor modelo vem de Deus. Um bom pai deve exercer liderança, autoridade, proteção e provisão das necessidades da sua família. Dar instrução, disciplina e correção aos filhos. Andar de modo justo e reto, expressando amor, companheirismo, ensinando-os a viver no temor do SENHOR.

Deus é Pai generoso que dá boas dádivas aos seus filhos e prometeu abençoar todas as famílias da terra através das gerações de Abraão:


"E, se sois de Cristo, então, sois descendência de Abraão e plenos herdeiros de acordo com a Promessa"(Gálatas 3:29).

"Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra" (Gênesis 28.14).


Para vivenciar tão grande promessa, todo o pai precisa crer em Jesus Cristo e clamar ao SENHOR pela bênção em seu lar. Quando a família está enferma, abatida por conflitos que parecem não ter solução, o pai deve interceder por ela, confiar a sua restauração a Deus, o nosso Pai, e Ele ouvirá.

Um pai aflito clamou a Jesus para socorrer seu filho atormentado por um espírito mudo e Jesus respondeu:  "Tudo é possível àquele que crê." Imediatamente o pai do menino exclamou: Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade." E o menino ficou livre daquele mal (Mc 9:23,24).

Jesus garantiu: "Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá" (Mc 11:24).


Vemos que o caminho para uma vida familiar plena é Jesus. Ele jamais nos desampara e tem todo o poder para nos restituir tudo aquilo que perdemos. Você crê? Disse Jesus:


"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim"(João 14:1).


Devemos comemorar o dia dos pais reconhecendo que a paternidade é um presente de Deus! 


Se você é papai, receba a filiação que vem de Deus por intermédio de Jesus e tenha o SENHOR como modelo maior para a criação de seus filhos. Lembre-se de ser um instrumento de intercessão por sua família, crendo que a promessa de Deus é sobre a tua casa!

"Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua família" (At 16:31).

bottom of page