top of page

As Profecias do Fim



Geralmente, as previsões que tratam do fim dos tempos despertam temor e grande curiosidade. Todos desejam saber sobre o futuro e se haverá um destino fatal para a humanidade.


Com certeza, a Bíblia é o melhor lugar para sabermos a respeito. Trata-se de um livro único e extraordinário, de inspiração divina e inerrante.



Profecias da Primeira Vinda de Cristo


A Bíblia registra numerosas profecias, das quais, muitas já se cumpriram e outras ainda

estão para se cumprir. Nela, vemos a revelação feita pelo profeta Isaías cerca de 700 anos antes do nascimento do Messias: "Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel"(que significa Deus conosco) Isaías 7:14. Deus conosco descreve exatamente a Jesus - o Deus que se fez carne e habitou entre nós (João 1:1-3).

A maior parte das profecias bíblicas está centralizada em Jesus Cristo. Os últimos dias profetizados têm início com a primeira vinda de Jesus e culminam com a sua volta gloriosa a este mundo.

Jesus é o Messias, o Salvador prometido por Deus, porque cumpriu todas as profecias anunciadas séculos antes da sua primeira vinda. À direita, destacamos algumas profecias do Velho Testamento, com detalhes específicos de seu nascimento, obra, morte, poder e ressurreição.


Abaixo do quadro trazemos algumas das profecias acerca da sua segunda vinda. São mais de 1.500 profecias no Antigo Testamento e mais de 300 no Novo Testamento.



Os últimos dias



Cristo assegurou que voltará e comparou a proximidade de sua volta com uma mulher

prestes a dar à luz. Ela começa sentindo as primeiras contrações que vão se intensificando até a criança nascer. Quanto mais se aproxima a volta de Jesus, mais se intensificam os sinais, com reflexos visíveis na degradação da natureza e na decadência da moral humana.


A Bíblia diz que surgirão falsos cristos e profetas, guerras, rumores de guerras, fomes, pestes e terremotos em vários lugares (Mateus 24:3-8). Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus (2 Timóteo 3:1-4).


O mundo caminhará cada vez mais distante de Deus e contrário à Sua Palavra, até que sobrevirá um período de grande tribulação, como nunca houve e jamais haverá (Marcos 13:19-20). Nesse tempo, o Anticristo, também chamado filho do pecado, assumirá o controle mundial, sob o domínio de Satanás.


Ele se oporá a Deus, fará grandes sinais e obrigará a todos que o adorem como "Deus", sob pena de morte (Apocalipse 13: 5-8 e 13-14). Nesse período, haverá também grandes catástrofes, pestes, mortandade e abalos nos astros. A ira de Deus castigará contra todos os que, obstinadamente, não se arrependerem de seus pecados e permanecerem rebeldes ao Criador.



Cristo Voltará!



Ao final daquele tempo, Aquele que vive e salva, voltará a essa Terra! Sua vinda será visível a todos e revelada com grande glória! Com a volta de Cristo, sucederão eventos extraordinários como a ressurreição dos mortos, o juízo final e o início da era vindoura.


Os mortos que em vida reconheceram a Cristo como seu Senhor e Salvador, serão ressuscitados e os que estiverem vivos, serão arrebatados e todos encontrarão com Cristo nos ares. Cada um terá seu corpo transformado e glorificado, a semelhança de Cristo (imperecível, sem pecado e eterno), para desfrutar das maravilhas que Deus tem preparado aos seus filhos (1 Tessalonicenses 4:15-17). Surgirão Novo Céu e Nova Terra, onde o Senhor habitará conosco e não haverá mais maldade, injustiça e sofrimento (Mateus. 13.49; Lucas 9.26; Romanos 2:3-16).


Os incrédulos também ressuscitarão, contudo, para a condenação da segunda morte, que significa a separação da presença amorosa de Deus por toda a eternidade e sofrerão grande tormento (Apocalipse 14:10,11).


Apesar de existirem distintas interpretações sobre a ordem cronológica dos eventos finais, todas as profecias e a revelação sobre a volta de Cristo precisam arder em nossos corações para mover nossas vidas em direção a Deus. E o caminho para encontrá-lo foi estabelecido por intermédio de seu Filho. “Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” (João 14:6).



Estejam Prontos!



As profecias do fim não foram reveladas para assustar ou satisfazer os curiosos no assunto. Deus é o Autor das profecias bíblicas e as inspirou, através do Espírito Santo, para chamar a atenção de todos ao arrependimento e à salvação pela fé em Jesus Cristo.


Conhecer as profecias bíblicas do fim trazem esperança e confortam os corações dos que acreditam na promessa de um futuro repleto de paz e alegrias, onde será possível ver o Senhor e desfrutar de tudo o que Ele tem preparado para aqueles que o amam.


Devemos estar preparados para a volta de Cristo. Ainda que não estejamos vivos até a sua volta, a qualquer hora, podemos partir deste mundo e precisamos estar prontos espiritualmente. O Senhor cumpriu o que já prometeu e os eventos que estão profetizados certamente acontecerão. Podemos rejeitar, ou dar ouvidos a Deus e acolher o seu apelo amoroso.


bottom of page