top of page

Um Amor Mal Compreendido






Todos os que acreditam em Deus, independente de qual seja a sua religião, dizem: “Deus é amor”. Esta é uma afirmação verdadeira porque amor constitui a essência de Deus. A Bíblia confirma em 1 João 4:7-8: "Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” Mas será que o amor de Deus nos aceita vivendo segundo a nossa própria vontade, e seguindo todos os desejos do coração?

Bem, o amor de Deus pode ser mal-entendido se limitarmos a compreensão de Deus apenas por um de seus atributos. A Bíblia revela que Deus é amor, tem grande misericórdia, sendo santo e justo. Está escrito em Salmos 89:14: “Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade vão adiante do teu rosto”.

O amor de Deus não faz distinção de pessoas, mas o modo como vivem pode levá-las e viver separadas da sua presença. A santidade do Senhor não aceita a prática do mal e a sua justiça exige a punição dos que desobedecem a Sua Lei. O pecado é definido como a transgressão da lei de Deus, onde encontramos o padrão divino para nos relacionarmos corretamente com o Senhor e com o próximo. Sua violação traz como pena a morte espiritual, que significa a separação da comunhão com Deus, seja em vida, seja eternamente, se não houver arrependimento do pecador antes da sua morte (Romanos 6:23).


O amor de Deus não esconde o que precisamos ouvir para o nosso próprio bem. Para Adão, no Jardim do Éden, Deus disse: "De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres certamente morrerás” (Gênesis 2:16-17).


Quando Adão e Eva cederam à tentação de Satanás, para desacreditarem no que Deus disse, caíram em desobediência e o pecado entrou no mundo. Com ele, sobreveio a morte física (até então não existente), o rompimento do relacionamento pleno com Deus (morte espiritual), e todos os males que assolam o mundo desde o princípio da criação. Está escrito em Romanos 5:12: "Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.


Você pode perguntar, o que é pecado para Deus? A Bíblia não traz uma relação de todos os pecados, o que daria uma lista infindável, mas podemos abordar aqui alguns deles.


Deus deixou ao seu povo a Lei dos Dez Mandamentos como um guia para uma vida boa e santa. Da quebra desses mandamentos, conhecemos, por exemplo, os pecados da idolatria, do mau uso do nome do Senhor, da desonra aos pais, do assassinato, do adultério, da cobiça, do roubo e do falso testemunho.


Em seu Sermão da Montanha, o Senhor Jesus também tratou do assunto, dando um entendimento mais profundo ao sentido da Lei de Deus, com a compreensão de que o pecado se consuma no coração, ainda que não tenha sido praticado a olhos vistos. Como exemplo, Jesus ensinou que a ira guardada, sem motivo contra alguém torna a pessoa tão pecadora quanto um assassino, porque se faz um homicida em seu coração (Mateus 5:21,22). Em relação o adultério, Jesus afirma: “todo aquele que olhar para uma mulher com desejo de possuí-la já cometeu adultério com ela no seu coração” (Mateus 5:28).

Em 1 Coríntios 6:9-11 e Apocalipse 22:14-15 também encontramos a prática de pecados que impedirão as pessoas de entrar no Céu, isto porque não há lugar para o pecado no Reino de Deus:


"Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus." 1 Coríntios 6:9-11


"Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira." Apocalipse 22:14,15


Você pode dizer, “ah eu não sou santo” e “jamais conseguirei ser perfeito para me aproximar de Deus”. De fato, a Bíblia diz que não há um justo sequer e que todos pecaram (Romanos 3:10). Acontece que Deus possibilitou um meio para que chegássemos a Ele, enviando o Seu próprio Filho ao mundo, para que vivendo entre nós, complemente justo e sem pecado, pudesse nos substituir e receber em nosso lugar o castigo que merecíamos pelos nossos pecados. Por sua morte na cruz, Jesus Cristo obteve o perdão para os pecadores. Deus não poderia deixar de fazer justiça e não punir o pecado, mas a fez recair sobre seu único Filho, a fim de que a humanidade não permanecesse perdida para sempre e fosse reconciliada com Ele. Está escrito: "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores." Romanos 5:8.

No entanto, a Bíblia afirma que haverá um Dia reservado para o ajuste de contas, o Juízo de Deus, onde os pecados serão julgados e a fé recompensada (Mateus 7:12). Todos prestarão contas de si mesmos a Deus e qualquer tipo pecado, independentemente da sua gravidade, não ficará impune (Romanos 14:12), a exceção dos pecados confessados por aqueles que se arrependeram e creram em Jesus como o seu Senhor e Salvador. Os pecados dessas pessoas estão punidos na cruz de Cristo.


"No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam. Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos" (Atos 17:30-31).


É falso o ensino que nega a existência do inferno e da condenação eterna dos pecadores impenitentes. O próprio Senhor Jesus fez sérias advertências sobre o inferno e disse que é um lugar real onde “o fogo nunca se apaga e o verme não morre” (Marcos 9:46,48). O inferno foi preparado para o Diabo e seus anjos (Mateus 25:-31 a 46), mas será o destino eterno das pessoas que, em vida, escolheram fazer a vontade do Diabo e resistiram ao apelo amoroso de Deus na pessoa de Jesus Cristo que diz: “arrependei-vos e crede no evangelho” (Marcos 1:14,15).


"Porquanto, a graça de Deus se manifestou salvadora para todas as pessoas. Ela nos orienta a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta presente era, enquanto aguardamos a bendita esperança: o glorioso retorno de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo." Tito 2:11-13


Ao contrário do que alguns imaginam, o amor de Deus não serve de licença para permanecerem pecando, porque é justamente o pecado que nos afasta de Deus.


Nossos pecados devem ser abandonados e depois evitados a todo custo, lembrando sempre do que Jesus disse: “Vá e não peques mais” (João 8:11).


Os que recebem a Cristo não são perfeitos, mas se empenham em abandonar o mal e apegar-se ao que é bom. Eles não são somente ouvintes dos ensinos do Senhor, mas praticantes e buscam segui-lo em obediência em todas as áreas de sua vida:


"Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos."(Tiago 1:22)


Jesus é o único Caminho para Deus, a Verdade revelada aos homens e o Autor da vida eterna (João 14:6). Somente Jesus tem o poder de romper com o poder que o pecado exerce sobre a natureza humana e restaurar a vida que Deus planejou para cada um de nós. Ele disse: “e conhecereis a verdade e ela vos libertará” (João 8:32).


A compreensão do amor de Deus deve ser buscada segundo o que diz a Palavra de Deus. O grande amor de Deus deseja trazer de volta à Sua comunhão os que estão afastados e os perdidos em seus pecados, para fazê-los recuperados, purificados pelo sangue de Jesus e integrados à família do Senhor como filhos amados!


Basta um passo de fé na obra do Salvador para que o mais terrível pecador encontre o perdão de Deus e a chance da restauração de sua vida.


Esse é o Evangelho autêntico que anuncia o amor de Deus e as boas-novas da salvação eterna a todo aquele que crê! Jesus tem uma nova vida para você. Já aceitou o convite amoroso de Deus?




bottom of page