
"Cantarei a misericórdia e o juízo; a ti, SENHOR, cantarei. Portar-me-ei com inteligência no caminho reto. Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração sincero. Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim. Um coração perverso se apartará de mim; não conhecerei o homem mau. Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei. Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá. O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos. Pela manhã destruirei todos os ímpios da terra, para desarraigar da cidade do Senhor todos os que praticam a iniquidade." Salmo 101
Com a chegada de mais um ano, renascem as expectativas de um tempo melhor para as nossas vidas. Planejamos conquistas, mudanças de hábitos, realizações de sonhos e, sem dúvidas, desejamos um ano repleto das bênçãos de Deus. Mas poucos pensam no que podem oferecer a Deus, em quais mudanças precisam ser feitas para agradá-lo no ano novo que se inicia.
Na Bíblia, encontramos o relato de um homem que fez planos e propôs no seu coração algo novo para honrar, não a si mesmo, mas a Deus.
Davi, quando reinava em Israel, escreveu o Salmo 101, listando as mudanças que iram fazer parte da sua vida dali para frente.
Ele prometeu louvar a Deus, anunciando a todos a sua bondade, misericórdia e juízos perfeitos.
Ele se comprometeu a andar com inteligência no caminho reto, porque atentava para a brevidade da vida e sabia que suas decisões teriam reflexos na eternidade.
Em seguida, mencionou as virtudes que desejava para sua vida pessoal. Resolveu observar os ensinamentos do Senhor com atenção e não permitir qualquer coisa má diante dos seus olhos. Seu desejo ardente e sincero era experimentar a presença de Deus!
Ele também decidiu ter de coração íntegro e ser leal em sua casa, isto é, junto de seus familiares e servos. Além disso, resolveu que não teria comunhão com os que se desviam da verdade e da justiça, nem com os soberbos e caluniadores.
Em seu reino, seriam abolidas todas as perversões e todos os presunçosos seriam expulsos da cidade de Jerusalém, a cidade do SENHOR.
Se você deseja experimentar algo novo, faça como o rei Davi, comece a mudar a si mesmo. Muitas vezes desejamos viver as bênçãos de Deus, mas não estamos dispostos a fazer aquilo que sabemos que deve ser feito. Deus nos dá um caminho, mas é preciso percorrê-lo e, a cada passo de obediência, somos guiados a viver o novo tempo que Deus reserva para nós.
Antes de tudo, entregue-se a Jesus porque só o Senhor pode nos ajudar a fazer as mudanças que não conseguimos sozinhos. Ele disse “sem mim nada podeis fazer” (João 15:5).
Prossiga fazendo uma limpa em sua vida! Faça um exame pessoal e liste todas as mudanças que farão parte do seu propósito. Inclua nela sua família, amigos, rotina e hábitos novos. Pode ser que seja necessário abrir mão de algumas coisas pelo Senhor. Mas creia, valerá a pena! Suas novas atitudes glorificarão a Deus e acrescentarão bênçãos para sua vida!
Comments