top of page

Será mesmo que todos os caminhos levam a Deus?





Há um senso comum de que vários caminhos conduzem o homem a Deus.


Bem, o Brasil é um Estado laico onde as pessoas são livres para professar suas crenças e expressar sua fé religiosa. Mas, será que todas as religiões de fato ligam o homem a Deus? Vamos ver o que a Bíblia diz a respeito:

Em seus últimos dias, Jesus preparou seus discípulos para a iminência de sua partida e respondendo a uma pergunta de Tomé quanto ao caminho que deveriam seguir, disse-lhe:


“Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6).


JESUS É O CAMINHO


Não existem outros caminhos para o homem encontrar a Deus. Cristo é a rota exclusiva para o céu. A ideia de que Deus está em toda a expressão de fé religiosa é equivocada. Se o homem não for a Deus por intermédio do Filho erra o alvo e permanece separado da Fonte de toda a Vida.

“Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus” (1 João 4:15).

JESUS É A VERDADE


Jesus não é uma verdade, dentre outras. Ele é a própria verdade não relativizada. 


“Perguntou-lhe então Pilatos: És, portanto, rei? Respondeu Jesus: Sim, eu sou rei. É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo. Todo o que é da verdade ouve a minha voz” (João 18:37).


JESUS É VIDA


A morte a ressurreição de Jesus nos livrou da morte espiritual, nos trouxe vida abundante, com sentido e propósito, além da promessa de vida eterna na presença de Deus. Ele venceu a morte e também irá ressuscitar a todo aquele que crê:

“De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6:40).


“Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (João 10.10).

Aprenda um pouco mais sobre o que a Bíblia diz sobre Jesus:

JESUS É O FILHO UNIGÊNITO DO PAI

“E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus” (Lucas 1:35).

“Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido” (João 1.18).


JESUS É O ÚNICO MEDIADOR ENTRE OS HOMENS E DEUS


“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (1 Timóteo 2:5).

JESUS É O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO


“No dia seguinte, João viu Jesus aproximando-se e disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29)

JESUS É O SALVADOR


“Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo” (Romanos 10:9).


JESUS VIVE

“Vocês mataram o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. E nós somos testemunhas disso” (Atos 3:15)


JESUS É MAIOR DO QUE TODOS


“Jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais milagrosos, que não estão registrados neste livro. Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome” (João 20:30-31).


O mundo jamais viu alguém como Jesus. Nenhum homem sobre a terra foi como Cristo nem realizou semelhantes maravilhas. Ele mostrou domínio sobre a natureza, sobre a morte, doenças e toda a força do mal. Quando preterimos a Cristo e optamos por seguir outras pessoas e seus caminhos, preferimos o imperfeito em lugar do Perfeito. Ninguém é maior do que Jesus!


O CAMINHO


Enquanto as religiões apresentam meios pelos quais os homens podem se salvar, nutrindo seu orgulho pelas boas obras e realizações, a Bíblia revela a graça de Deus em favor dos homens perdidos em seus pecados e o sacrifício de Cristo para garantir sua salvação. Aprendemos que o mérito é de Cristo e que só por Ele somos salvos porque a salvação não está no homem, mas em Deus.

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12).

À Luz das Escrituras se você quiser conhecer a Deus só existe um caminho a seguir: Jesus! Olhe para Cristo! Ele não é apenas um personagem importante da história ou um mero líder religioso tal como outros, mas é a única verdade a ser considerada por todos os homens!


“Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todas as pessoas sejam salvas e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1 Timóteo 2:4).


O respeito à diversidade religiosa deve existir, juntamente com a boa convivência com aqueles professam outra fé, mas não deve sobrepor-se ao dever do cristão de expressar seu amor em anunciar o Evangelho que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê! (Romanos 1:16).


“E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, e dizendo: o tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho” (Marcos 1:14,15).

bottom of page