top of page

Resiliência

A nossa capacidade de resistir aos problemas da vida sem permitir sermos alterados.


Temos escutado muitos falando sobre RESILIÊNCIA. Muitos falam ainda sem compreendê-la e principalmente sem conseguir trazer uma boa aplicação para a sua vida. Mas de fato, o que significa e de onde veio a palavra resiliência?


O conceito de resiliência é originalmente da física; trata-se da “propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação física”. A psicologia trouxe então para si para nos falar exatamente dessa capacidade que precisamos desenvolver em nós: a capacidade da pessoa com problemas de adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas tais como estresses, choques e traumas.


Nós podemos percorrer esse caminho de volta a nossa forma original; a resiliência é esse poder que nossa mente, maravilhosamente arquitetada por Deus, tem de nos levar à essa reconstrução, principalmente diante destes momentos que passamos por tantos medos, mudanças e perdas, vivendo experiências e circunstâncias dolorosas.



Como ser uma pessoa Resiliente?


Pessoas resilientes conseguem veras situações da vida por outra ótica. Ter essa capacidade para lidar com os problemas nos torna pessoas capazes de enfrentar as crises, superar seus próprios traumas e perdas e estar sempre se adaptando a novos desafios.

Existem algumas dicas que podemos ajudar a desenvolver esta capacidade:


  • Mantenha seu propósito: agregue um proposito a sua vida, um porquê que te faça retomar ou criar novos seus projetos.

  • Absorva o aprendizado: em todas as nossas experiências podemos aprender novas lições de vida e levar estes aprendizados para outras vivências semelhantes.

  • Mantenha-se conectado a pessoas de suas redes familiares, de trabalho e amigos: estas redes sociais de apoio nos acolhem e aconselham.

  • Cultive atitudes positivas: o otimismo é facilitador para enxergar soluções para os problemas ao invés de nos paralisar.

  • Ajuste-se: seja flexível se permitindo aprender com as experiências contrárias e aceitando o que possa ter acontecido de negativo na sua vida.

  • Encontre meios de liberar a tensão como atividades que diminuem os momentos estressantes como: passeios, atividades físicas, atividades artísticas e lazer.

  • Acredite em si mesmo: valorize suas habilidades, suas forças pessoais e suas atitudes, aumentando sua autoestima e confiança.

  • Confie em Deus: Jesus nos aconselha, para momentos difíceis, sermos resilientes. Em João 16.33 fala: "Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".


Alguns exemplos de pessoas resilientes na Bíblia:



Para nos inspirarmos e sabermos que somos capazes de retomar nossos caminhos e seguir em frente, mesmo nos momentos mais difíceis, pensei em algumas histórias de superação que conhecemos na Bíblia, e se não conhece vale muito a pena conhecer:


Paulo e Silas, depois de serem açoitados, estavam presos e com os pés acorrentados e mesmo assim oravam e cantavam (leia em Atos 16:16 a 34).


Davi após servir o rei Saul, começa a ser perseguido por ele pois o povo o admirava, o que já não fazia com o próprio rei, ele foi capaz de compor canções reafirmando sua força em Deus (como lemos no Salmo 57).


Rute após perder seu esposo e ver também a perda de seu sogro e cunhado, resolve seguir com sua sogra e construir novos caminhos para elas (Rute 1.16 e 4.13).


Jesus suou sangue ao pensar em tudo o que passaria enquanto orava antes de sua crucificação mesmo assim seguiu em seu propósito (veja em Lucas 39 a 44).


Além destas dicas e exemplos também não podemos deixar de falar da ajuda da Psicoterapia, onde o psicólogo poderá te ajudar neste caminho. Mas precisamos acreditar que temos esta capacidade, acreditar em nós mesmos e, sobretudo, crer em Deus nosso Criador, que pode ser o Seu Senhor e Salvador pela fé em Cristo Jesus.


Fabiola Porto - Psicologia Clínica



bottom of page