top of page

Qual o Valor da sua Vida?



A vida nem sempre é fácil. Experimentamos decepções, brigas em família, problemas no casamento, tragédias inesperadas, doenças, perdas de entes queridos e nem todos lidam da mesma maneira com o sofrimento. Uns buscam forças para enfrentar os momentos difíceis, outros recorrem à fuga por meio de remédios, uso de drogas e até chegam ao extremo de desejar o fim à própria existência.


Perdemos o gosto pela vida quando desconhecemos o real valor que ela possui. Poucos sabem que o valor de suas vidas não é medido pelas circunstâncias, pelos títulos ou bens materiais, nem pela opinião das pessoas, mas é definido pelo próprio Deus.


Diferentemente de qualquer outra forma de vida, o ser humano é obra mais excelente de Deus, feita segundo à Sua imagem e semelhança, dotada de personalidade, habilidades, sentimentos e livre escolha para viver em comunhão pessoal com o Criador. A Bíblia diz que fomos feitos um pouco menor que os anjos e coroados de glória e de honra (Salmo 8:4-5).


Não fomos planejados como robôs para sermos controlados sem qualquer vontade própria, mas criados com liberdade de escolha até para rejeitar a Deus e o Seu amor.


A Bíblia diz que o homem, provocado por Satanás, preferiu guiar-se por si mesmo, desobedeceu e se afastou de Deus, colhendo as consequências maléficas do pecado que afetaram o mundo e toda a raça humana.


Os homens se perderam e foram todos destituídos da glória de Deus (Romanos 3:23). Mas, ainda quando eram pecadores, rebeldes à vontade do Senhor e separados da Sua comunhão, Deus os amou e provou ao mundo grande compaixão e misericórdia ao enviar Seu Filho, a fim de salvar da condenação eterna todo aquele que nEle crê (Romanos 5:6-8).


“De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios. Dificilmente haverá alguém que morra por um justo; pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele!” Romanos 5: 6-9


A Bíblia diz que Jesus é Deus, tornou-se carne e viveu entre nós (João 1:14), entregou Sua vida, tomou sobre Si a nossa culpa, sacrificando-se em nosso lugar, para nos livrar da ira futura do Deus Santo e Justo, que não pode tolerar o pecado, a fim de que tivéssemos nova vida nEle (Efésios 1:7).


Ninguém está imune ao sofrimento. O Senhor Jesus não nos escondeu essa realidade e disse: "No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (João 16:33).


Quando você pensar em desistir de tudo e sentir que a sua vida não tem valor, lembre-se de que você é amado por Deus e que Jesus derramou de cada gota do Seu sangue precioso para que nEle fosse restabelecida a sua identidade de filho de Deus e herdeiro do Reino dos Céus.


Deus se importa e dá valor a cada vida na Terra: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3:16


O valor de uma mercadoria é medido pelo preço que o comprador se dispõe a pagar para obtê-la. É possível que o vendedor eleve o preço sem haver quem se interesse pela compra. E até mesmo pode reduzir o valor da mercadoria para facilitar a venda. Mas quem define o seu real valor é o comprador pelo preço que ele aceita pagar. Nesse sentido, podemos ter a percepção do nosso valor para Deus: pela entrega de Seu filho unigênito Jesus Cristo, o qual por amor se entregou por nós pecadores.


Cristo é vida para os que desejam a morte e é a única resposta para toda a dor. Em meio à tribulação, volte-se para Deus e entregue a Ele o seu fardo. Chegue-se a Cristo confiando no valor que você possui para Deus e aceite o Seu convite: “Vinde a mim”. A quem o Senhor dirigiu essas palavras? “A todos os que estão cansados e oprimidos” e a Sua promessa é: “e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28).


O alívio prometido só poderá ser desfrutado se atendermos ao Seu convite e escolhermos buscar a Deus de todo o coração, confiando na obra de Cristo e que Ele está vivo e deseja ser manifestado pessoalmente (João 14:21).


Conhecer e seguir a Cristo mudará completamente a sua vida. Dê hoje mesmo este passo de fé, arrependa-se de seus pecados e avance em aprofundar sua comunhão com o Senhor e descubra mais do que a Bíblia revela para você.


“Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.” Mateus 10:29-31

bottom of page