top of page

O Deus da Bíblia Sagrada



Todos possuem um conceito pessoal sobre Deus baseado em suposições influenciadas por aquilo que imaginam ou temem. Ao longo de toda a existência humana, diversos pensamentos sobre Ele permeiam as mentes das pessoas em algum momento de suas vidas. 


Mas a limitação do homem o torna incapaz de desvendar o mistério sobre Deus. Por isso, Ele próprio se revelou à humanidade, expondo de fato quem Ele é, como age, o que espera de nós e a Sua vontade de relacionar-se conosco pessoalmente.


As respostas que procuramos sobre Deus estão na Bíblia. As Escrituras testificam de si mesmas quanto à sua inspiração divina e mostram como todos se desviaram do Senhor e qual foi o Seu plano para restaurar a comunhão perdida desde a primeira rebelião vista na terra (Rm 3:23 e Jo 3:16).


O Senhor se apresenta como um Espírito e ser Eterno (Jo 4:24). Mesmo sendo um só Deus também se revela distintamente em três pessoas divinas: Pai, Filho e Espírito Santo (2 Co 13:14).  Todo-Poderoso (Gn 17:1) e Criador de todas as coisas (Gn 1:1), dEle é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam (Sl 24:1). Ele está presente em todo lugar (Sl 139:7-12) e nada está oculto aos Seus olhos (Lc 12:2). Seu caráter é perfeito (Mt 5:48), justo e reto (Dt 32:4). Ele é absolutamente puro e santo (Lv 19:2); mostra benignidade, misericórdia e tem grande compaixão (Ex 20:6 e Sl 136).


Deus é luz e nEle não há treva alguma (1 Jo 1:5). Sendo santo, Deus odeia e pune o pecado, mas também oferece o perdão (João 8:24 e Sl 130:4). Ele é paciente e tardio em irar-se, concedendo a todos oportunidade de arrependimento e salvação (Na 1:3 e Tt: 2:11-12). 


Deus em essência é amor (1 Jo 4:8). Amor tão grande que alcança o mundo inteiro, sendo grandemente manifestado ao enviar seu único Filho Jesus Cristo, sem pecado, para morrer por uma humanidade pecadora que jamais poderia chegar ao céu por conta própria (Jo 3:16 e 2 Co 5:21). Em sua morte substitutiva, Jesus tomou para si a ira divina contra nós e nos reconciliou com Deus pelos seus méritos (Jo.3:3; Mt 10:28; 1 Tm 2:5; João 1:14 e 3.16-21). Deus prometeu a vida eterna para aqueles que, por meio da fé, creem em Seu Filho (1 Jo 5:11-13). 


Sobre o Filho de Deus, a Bíblia diz: “O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa”(Hb 1:3). Ele é a imagem do Deus invisível (Col 1:15). Em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade (Col 2:9). Ele é a Luz do mundo (Jo 8:12), o Caminho, Verdade e Vida (Jo 14:6). Ninguém pode vir a Deus senão pelo Seu intermédio (1 Tm 2:5), e todo aquele confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo (Rm 10:9). 


O Espírito Santo, também chamado de Consolador e Espírito da Verdade (Jo 14:16-17), é enviado pelo Pai para habitar em todo aquele que crê no Senhor Jesus como seu salvador (Ef 1:13). A Bíblia diz que ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor a não ser pelo Espírito Santo (1Co 12:3). Ele convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:8). Em João 3:5, Jesus disse que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O Blog Cristão Projeto Mente Renovada propõe compartilhar a Palavra de Deus na certeza de que muitos terão suas vidas transformadas pelo conhecimento das Sagradas Escrituras. “Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR” (Jr 9:23,24). Abra seu coração para a mensagem do amor de Deus relevada em Sua Palavra e tenha nova vida com Cristo! Deus o(a) abençoe!

bottom of page