top of page

A Parábola do Rico e Lázaro



"Eu asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida." João 5:24



"Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que se alegrava todos os dias com grande ostentação. Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de feridas, que ficava deitado à porta da casa do rico. Ele desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico, e até os cães vinham lamber-lhe as feridas. E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado. — No inferno, estando em tormentos, o rico levantou os olhos e viu ao longe Abraão, e Lázaro junto dele. Então, gritando, disse: “Pai Abraão, tenha misericórdia de mim! E mande que Lázaro molhe a ponta do dedo em água e me refresque a língua, porque estou atormentado neste fogo.” Mas Abraão disse: “Filho, lembre-se de que você recebeu os seus bens durante a sua vida, enquanto Lázaro só teve males. Agora, porém, ele está consolado aqui, enquanto você está em tormentos. E, além de tudo, há um grande abismo entre nós e vocês, de modo que os que querem passar daqui até vocês não podem, nem os de lá passar para cá.” Então o rico disse: “Pai, eu peço que mande Lázaro à minha casa paterna, porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.” Abraão respondeu: “Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos.” Mas ele insistiu: “Não, pai Abraão; se alguém dentre os mortos for até lá, eles irão se arrepender.” Abraão, porém, lhe respondeu: “Se não ouvem Moisés e os Profetas, também não se dei-xarão convencer, mesmo que res-suscite alguém dentre os mortos.”’


A parábola contada por Jesus na passagem do Evangelho de Lucas 16:19-31, merece muita atenção porque revela verdades sobre o que acontece após a morte e desfaz falsos entendimentos e crenças a respeito do assunto.


Através da sua leitura, prendemos que uma pessoa pode ter boas condições neste mundo, sem estar bem aos olhos de Deus. Jesus descreve dois homens: o rico e o mendigo Lázaro. Este jazia à porta do rico esperando por sua compaixão. O rico vestia-se bem, participava de banquetes diários, contudo, vivia em pecado, porque era egoísta, mesquinho e insensível a Lázaro. Enquanto o rico desprezava a Palavra de Deus, deixando de amar o seu próximo, o mendigo, mesmo sofrendo, manteve a sua fé e achou graça diante de Deus.


O texto também mostra que a morte não é o fim de tudo. De acordo as escolhas que fazemos em vida, nossas almas serão conduzidas a um lugar paz ou de tormento.


Quando o mendigo morreu, foi levado pelos anjos para junto de Abraão, como referência a um local bom, de paz e consolação. A Bíblia assegura que irão para o Céu, os que creram como Abraão, e todos os seus descendentes espirituais, pela fé em Jesus Cristo (Romanos 4:11). O rico, porém, depois de morto, foi para o “inferno”, sendo afligido em chamas.


O rico foi deixado no lugar de tormento. O inferno é real e devemos crer no que diz a Palavra de Deus. Segundo a Bíblia, todos os que morrem sem Cristo vão para esse lugar, aguardando o dia que está reservado para a ressurreição do corpo, e após o Juízo de Deus, serão lançados no lago de fogo e enxofre, ou seja, no inferno em seu estado final (Mateus 25:41, Apocalipse 20:14 e 21:8).


A parábola ainda revela que não há possibilidade de comunicação entre vivos e mortos. Ela não ensina sobre purgatório, tão pouco sobre reencarnação. A Bíblia diz que existem apenas dois lugares: céu e inferno, sendo clara ao afirmar que temos apenas uma única vida e que, após a morte, aguardaremos o julgamento de Deus (Hebreus 9:27).


O propósito dessa parábola é trazer uma forte advertência contra o pecado e um convite ao arrependimento, enquanto há tempo.


Embora nem todos sejam avarentos e insensíveis como o rico do texto, a Bíblia diz que não há um justo sequer, sendo todos pecadores e necessitados do Salvador (Romanos 3:10 e 23). Independente do bem ou do mal que você já fez, volte-se agora para Jesus!


O Filho de Deus foi o único que jamais pecou e, por isso, pôde assumir na cruz o castigo que merecíamos, a fim de que todo aquele que nele crê, possa ser perdoado e salvo do sofrimento eterno. Porém, o que morre sem ter colocado sua fé em Jesus, ficará em tormento, completamente separado de Deus. A Bíblia diz: "o salário do pecado é a morte! Mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23).

O inferno foi a verdade conhecida pelo rico tarde demais. É nesta vida que podemos responder com fé ao Evangelho que anuncia a graça de Deus para salvar os homens de seus pecados, por meio da obra de Jesus.

Você tem uma escolha: desconsiderar a revelação de Jesus ou levá-la a sério, aceitando o seu convite amoroso para uma nova vida que jamais terminará, mesmo após a morte. Ele disse:


"Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?" (João 11:25-26).



bottom of page