top of page

Guarda o Teu Coração!





“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida” (Provérbios 4:23).



O QUE É CORAÇÃO?



A Bíblia traz muitas referências ao coração do homem e por isso é tão importante conhecermos mais sobre esse assunto. Abordaremos o coração como a essência do homem, o centro de todas as suas emoções, intelecto, motivações e desejos.


Deus possui um coração e esquadrinha o coração dos homens.


“Porventura não esquadrinhará Deus isso? Pois ele sabe os segredos do coração” (Salmos 44:21).


O coração é como um depósito onde retemos o que mais importa para nós. As palavras da boca, as expressões faciais e todo o nosso comportamento são reflexos do que guardamos em nosso interior. Do coração vêm os bons e maus frutos.



FRUTOS DO CORAÇÃO


"Pois onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração" (Lucas 12:34).


Enquanto um coração cheio de amor, se doa, serve, perdoa e tem prazer nas boas obras, um coração ferido tende a ferir os outros; um coração entristecido abre-se à depressão; um coração ansioso adoece o corpo e um coração cheio de ódio é capaz até de matar.


Jesus ensinou que o homem é contaminado pelo o que está em seu coração:


“Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.” (Mateus 15:18-19).



DEUS NÃO VÊ A APARÊNCIA DO HOMEM, MAS SEU CORAÇÃO



“Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” (1 Samuel 16:7):


Ainda que venhamos a realizar boas ações, podemos fazê-las com motivações erradas ou podemos tratar as pessoas com amor fingido, tendo encobertos os verdadeiros sentimentos. Mas saiba que o Senhor conhece os segredos do coração e nada passa desapercebido diante Dele.


Todo o pecado nasce no coração, mesmo que ainda não manifestado diante dos homens. Por isso, devemos cortar os pecados desde a raiz, evitando que eles permaneçam ocultos e contaminem nosso interior.


"Eu, porém, vos digo: todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração." (Mateus 5:28)


Jesus repreendeu os fariseus por sua hipocrisia. Eles eram um grupo de judeus destacados em Israel por sua elevada referência moral, ética e religiosa. Pareciam justos aos olhos do povo, no entanto, Jesus conhecia seus corações:


"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade” (Mateus 23:27-28).


UM CORAÇÃO NOVO



Como está o seu coração e o que você guarda nele? Se você tem percebido que suas palavras são agressivas, duras, cheias de murmuração e maledicência, ou tem notado que suas reações são ríspidas, impacientes e até cruéis, você precisa transformar o seu coração e experimentar o novo nascimento que há em Jesus.


“Filho meu, dá-me o teu coração..."(Provérbios 23:26).


“E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne” (Ezequiel 36:26,27).


Deus nos dá um coração transformado, através do arrependimento e da fé em Jesus Cristo. 


“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Romanos 10:9).


A salvação pela união com Cristo inclui um coração novo, com desejo de amar e obedecer a Deus e nosso dever é guardá-lo para que permaneça limpo, sincero, livre de contaminação, porque a vontade do Senhor é que o nosso coração seja puro:


“Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da fornicação; Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação” (1Ts 4,3-7).


Jesus também incluiu nas bem-aventuranças a pureza do coração:


“Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus” (Mateus 5:8).



PECADO DE CAIM


Vemos no exemplo de Caim o quanto é perigoso não guardar o coração. A Bíblia revela que ao ver sua oferta rejeitada, Caim teve seu coração tomado pela inveja e ódio de seu irmão Abel. Vendo a condição do coração de Caim, o Senhor o advertiu para que não se deixasse dominar pelo pecado, mas Caim rejeitou o conselho de Deus e matou seu irmão.


“O Senhor disse a Caim: "Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu ros­to? Se você fizer o bem, não será aceito? Mas, se não o fizer, saiba que o pecado o ame­aça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo". Disse, porém, Caim a seu irmão Abel: "Vamos para o campo". Quando estavam lá, Caim atacou seu irmão Abel e o matou” (Gênesis 4:6-8).


COMO GUARDAR O CORAÇÃO?


Guardar o coração significa blindá-lo das influências externas que possam prejudicar nossa vida, mantendo-o limpo e protegido de tudo o que desagrada ao coração do próprio Deus.


“Respondeu Jesus: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento” (Mateus 22:37).


Para guardar o coração, o cristão deve ater-se às Sagradas Escrituras e meditar em seus ensinos. Quando guardamos a palavra de Deus em nosso coração, fechamos espaço para o pecado e as circunstâncias ruins não nos abalam porque a nossa confiança está firmada no Senhor e, nessa condição, desfrutamos da Sua paz.


“Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração. Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo.


Quando sofremos, somos tentados a desanimar, comprometendo a nossa fé. Ficamos tristes, sem esperança, perdemos a paz e temos nosso coração tomado pela incredulidade. Mas não permaneça assim, expurgue da sua mente os maus pensamentos, a dúvida, esvazie seu coração das lembranças ruins que lhe causaram dores, descanse na fidelidade do Senhor e no Seu socorro em tempos de tribulação.


O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei.” (Salmos 28:7)


EXAMINE SEU CORAÇÃO


Concluímos este estudo com um convite para que você examine seu coração. Somos chamados a entregá-lo a Deus pois somente Ele pode transformar o coração através da fé em Jesus Cristo. Somos também chamados a cooperar com o Senhor no processo contínuo de purificação, permitindo a atuação do Espírito Santo em nós, rumo à santificação sem a qual ninguém verá a Deus (Hb 12:14).  


Guardar o coração significa honrar ao Senhor, priorizando o seu reino e a sua justiça no mais íntimo do seu ser.


Se existem pecados ocultos, deixe-os. Se houver mágoas, perdoe. Elimine todos os pensamentos e sentimentos maus que oprimem seu coração e entregue-se por inteiro à vontade de Deus para que você desfrute da vida abundante em Cristo Jesus!



“Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos, pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e darão a você prosperidade e paz “(Provérbios 3:1-2).


bottom of page