Passamos o dia conectados a telas. Celular, tablet, laptop, televisão. Redes sociais, aplicativos, jogos, streaming. É tanto para ver, assistir, comentar, compartilhar... Parece que fazemos mais e estamos mais próximos de todos. Basta lembrar que, há cem anos, para que uma mensagem chegasse a outo estado ou país levava semanas ou até meses, e, agora, em poucos segundos, conseguimos conversar com pessoas em praticamente todos os pontos do planeta. Sentimos que estamos todos conectados! Mas, será mesmo?
Quantas vezes em restaurantes observamos famílias que passam a refeição inteira sem trocar uma palavra. Tão conectados com o mundo todo, mas tão desconectados daqueles que estão ali, bem do ladinho.
Em parques, praças, shoppings, festas de aniversário e até mesmo nas igrejas essa lamentável realidade pode ser constatada.
Certamente dentro dos lares não é diferente. O virtual é preferido em detrimento do real. A curtida e o compartilhamento tornaram-se mais importantes que os abraços e as conversas. Males da modernidade que estão escravizando todas as gerações.
O apóstolo Paulo ressaltou à igreja de Corinto:
“Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas não devo me tornar escravo de nada!” I Coríntios 6:12.
Podemos e devemos lutar contra a escravidão das telas! Libertar nossos filhos e a nós mesmos destes verdadeiros vícios! Vamos substituir a conexão digital pela conexão pessoal!
O tempo que passamos com nossos filhos é muito precioso e como tal deve ser tratado, pois é algo especial!
Não os teremos conosco para sempre, a infância passa tão rápido, a adolescência também, logo já estão adultos, fazendo suas próprias escolhas e enfrentando este mundo com os valores que tiverem aprendido.
Mas como ensinar valores importantes aos nossos filhos se nós mesmos gastamos tanto tempo navegando, clicando, curtindo e comentando?
O primeiro passo precisa ser esse: escolha utilizar o tempo que o Senhor te deu com sabedoria!
“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.” Efésios 5:15,16
Podemos, como o salmista, clamar a Deus para nos socorrer quanto a isso!
“Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.” Salmo 90:12
Uma dica muito prática que ajuda a abrir os olhos para a quantidade de tempo gasto no celular é ativar o bem-estar digital. Basta acessar as configurações do aparelho e procurar por bem-estar digital, ou tempo de uso, clicar nos três pontinhos e ativar a exibição do bem-estar digital na tela de aplicativos. Assim, cada vez que desbloquear o celular aparecerá o total de tempo gasto naquele dia, separado por aplicativos. Provavelmente, você vai se assustar constatando que está mais conectado do que imagina! Faça estes ajustes agora mesmo no seu celular e nos dos seus filhos!
Em segundo lugar, escolha ser a melhor mãe, o melhor pai do mundo para os seus filhos. Decida ser mais presente, mais ouvinte, mais atento. Entregue esta decisão a Deus e certifique-se de lembrar dela todos os dias!
Em terceiro lugar, invista tempo crescendo em conhecimento e relacionamento com Deus. O Senhor Jesus ensinou que a boca fala do que o coração está cheio (Lucas 6:45)! Então encha sua mente e coração com as preciosidades da Palavra de Deus! Assim, poderá aproveitar os momentos com seus filhos para compartilhar com eles o que tem aprendido e refletido. Quando eles estiverem passando por dúvidas, crises e dificuldades você terá a palavra de amor e sabedoria dada por Deus para confortar e orientar essas pessoinhas queridas!
Incentive seus filhos que já sabem ler a ter momentos a sós com a Bíblia e o Senhor em oração. Criar esse maravilhoso hábito cedo trará incontáveis bênçãos sobre toda a vida deles!
Em quarto lugar aproveite bem todas as situações em que você já está com seus filhos para que momentos triviais do dia a dia tornem-se oportunidades especiais de comunhão e conexão.
Alguns exemplos de situações cotidianas que podem se transformar em incríveis momentos de conversas e risadas:
A ida e a volta da escola e outros compromissos: faça perguntas diferentes como “o que te fez rir hoje?” ou “alguma coisa chateou você?”, outra ideia é ir e vir fazendo brincadeiras, pode ser “chão é lava”, ou “eu vejo com meus olhinhos”;
Fazer pelo menos uma refeição por dia com a família toda reunida, sem celulares e com a TV desligada, aproveitem para conversar sobre o dia e cada um listar três motivos de gratidão;
Leia com seus filhos! Há muitos livros infantis de boa qualidade com histórias curiosas e divertidas que geram oportunidades para muitas conversas;
Transforme a ida à farmácia, à padaria ou ao mercado em uma aventura divertida, tudo depende da nossa postura, se dissermos que é um passeio e pedirmos ajuda para escolher alguns itens eles se sentirão fazendo algo especial, os menores gostam demais de ir dentro do carrinho, é divertido e não custa nada!
Quando estiverem passeando em praças, parques, shoppings ou restaurantes esqueçam os celulares! Andem de mãos dadas! Comentem sobre o que estão vendo, criem brincadeiras com o que estiver por perto, aproveitem os bons momentos para criar lembranças especiais nos pequenos coraçõezinhos!
Separem um tempo para ler a Bíblia, orar e louvar a Deus em casa e em família, pode ser uma vez por semana para começar, pode ter certeza, será uma benção!
Que o Senhor nos dê sabedoria para valorizar cada minutinho das nossas vidas e força para desligar as telas e aproveitar bem os momentos em família!
“Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas não devo me tornar escravo de nada!” I Coríntios 6:12.
Comments