top of page

Combatendo o Desânimo


Projeto Mente Renovada
Combatendo o Desânimo

Ninguém está imune ao desânimo. Todos, em algum momento, já se viram prostrados diante das lutas e dificuldades da vida. Os que se entregam ao desânimo deixam de acreditar em dias melhores e perdem a vontade de continuar lutando e até de viver. Em meio à dor, culpam a si mesmos, os outros e até a Deus, acusando-O de abandono e esquecimento.


No entanto, a realidade ignorada por muitos é que Deus não está distante. Ao contrário, Ele conhece as circunstâncias que nos cercam, sabe o mal que nos afronta, as angústias e os pensamentos mais íntimos que perturbam nossa mente e põem fim à vontade de seguir em frente. Na Bíblia, encontramos exemplos de pessoas que desanimaram diante de muitas dificuldades, mas recuperaram suas forças e o ânimo quando decidiram recorrer e confiar no SENHOR:

Mas, quando, na sua angústia, eles voltaram ao Senhor, Deus de Israel, e o buscaram, foi por eles achado. Naqueles tempos, não havia paz nem para os que saíam nem para os que entravam, mas muitas perturbações sobre todos os habitantes daquelas terras” (2 Cr 15:4-7).

O próprio Deus nos faz o convite para buscá-Lo de forma sincera e de todo o coração e, se assim fizermos, temos a promessa de que Ele será achado por nós:

“Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração” (Jr 29:13).

No Salmo 42 encontramos a expressão de lamento do salmista que, movido por grande perturbação interior, clama a Deus e confia na mudança operada pela intervenção do Seu SENHOR:

“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus” (Sl 42:11).


SEM FORÇAS PARA LUTAR


Quando estamos desanimados perdemos a força para lutar. Mas a Bíblia diz que a força de que precisamos vem do SENHOR! Independente do seu estado creia que Deus pode mudar a sua história se você entregar o seu futuro e o seu coração nas mãos dEle.

“O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda”(Sl 28:7).


A força que recebemos do SENHOR tem origem no Seu grande amor por nós. Quando estamos desanimados deixamos de perceber o amor daqueles que nos cercam, sobretudo a consciência de que somos amados por Deus.


O AMOR DE DEUS


Saiba que o amor de Deus não depende de nós, pois nada pode ser feito para merecê-lo. Ele não nos ama por quem somos e, também não deixa de amar pelos nossos erros e pecados. Deus nos ama porque Ele é amor! Amor que nos concede a oportunidade de recomeçar e trilhar um caminho novo preparado segundo a Sua vontade, que é boa, perfeita e agradável (Rm 12:2).

"Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos" (Ef 2:4-5).

Jamais admita para si mesmo que Deus não ama você. Se você anda desacreditado no amor de Deus, olhe para Jesus Cristo. Ele é a expressão exata do amor de Deus para toda a humanidade. Através de seu Filho, Deus se revelou em carne e trouxe a oferta da salvação a todos os homens, restaurando a vida e a alegria de todo aquele que nEle crer!


Na condição de pecadores, você e toda a humanidade não mereciam o amor de Deus, mas Ele nos demonstrou esse amor ao entregar seu único Filho para morrer em nosso lugar e sermos salvos pela Sua graça, mediante a fé em Jesus Cristo:


“Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.” (Romanos 5:8)

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3:16).


ESPERANÇA


Quando estamos desanimados perdemos a esperança. Mas, a Palavra de Deus diz que a nossa esperança está em Cristo! Pela crença em quem Jesus é e no que Ele fez por nós podemos ter bom ânimo porque Cristo venceu o mundo! Ele disse:

"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16:33).

O desânimo precisa ser combatido e o primeiro passo é buscar a Deus. Ore e clame por Sua força e confie no amor dEle por você! Andar com o SENHOR não nos isenta de aflições, mas garante conosco a presença dAquele que venceu o mundo para que por meio dEle fôssemos mais do que vencedores (2 Co 2:14)!

Embora o desânimo faça parte da natureza humana, não permita que ele roube a sua fé e impeça você de enxergar o amor e a graça de Deus presentes mesmo em um cenário caótico e negativo. Resista aos sentimentos negativos e não deixe que dominem você. Vá até Jesus com o coração aberto e peça perdão pelos seus pecados e O convide para entrar em sua vida. Ele disse:

"Vinde a mim todos os que estais cansados de carregar suas pesadas cargas, e Eu vos darei descanso" (Mt 11:28).

Volte-se para Deus, clame por Sua intervenção por meio de Cristo! Erga-se com os olhos da fé e confie na promessa de esperança revelada em Sua Palavra!


“Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor.” Salmos 40:1-3






bottom of page