top of page

As Marcas do Caráter Cristão



Podemos dizer que o caráter representa o conjunto de valores e princípios que regem o coração e conduzem os passos de uma pessoa. Segundo D. L. Moody, "o caráter é o que somos em meio à escuridão quando ninguém está nos olhando".


E, o que dizer sobre o caráter cristão? Antes de tratarmos do assunto, precisamos compreender como alguém se torna um verdadeiro cristão.


O cristão é aquele que, tendo ouvido a Palavra de Deus, reconhece ser pecador e manifesta a fé em Jesus como seu único Senhor e Salvador, crendo na revelação de que Cristo morreu na cruz em seu lugar e que jamais poderia chegar ao Céu e, salvar-se a si mesmo com boas obras ou, até mesmo, através de um bom caráter.


Mediante a fé na obra do Filho de Deus, o cristão recebe a presença do Espírito Santo, que vem fazer morada nele, dando-lhe força e poder para ajudá-lo a viver da maneira como Jesus ensinou e desenvolver um novo caráter para a glória de Deus.


Se ainda não aconteceu com você, ore com fervor para receber a Jesus e estabeleça o propósito de obedecer a tudo o que ele ordenou, dando-lhe o primeiro lugar em sua vida, seja qual for o custo. Aí começa a construção do caráter cristão. Ele se baseia em Jesus - o modelo supremo de caráter.


Todo cristão deve assumir os valores de Cristo e andar como ele andou. Não basta ser um cristão nominal ou, até ir à igreja, se a sua conduta não está de acordo os ensinos de Cristo. A Bíblia é clara: “sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos” (Tiago 1:22-25).


Busque o Senhor, dando importância à transformação do seu caráter, crendo que não há estilo de vida, pecado ou problema que não possam ser vencidos pela fé no Salvador. Nenhum ser humano é perfeito, mas agrada a Deus quando possui um coração sensível, que aprende com as falhas e prossegue desejando cumprir a vontade do seu Senhor.

Conheça algumas das marcas do caráter cristão:

RENÚNCIA


A primeira marca do caráter cristão é a renúncia dos pecados, hábitos e costumes que são contrários à Palavra de Deus, em submissão incondicional ao senhorio de Cristo. Negar-se a si mesmo significa escolher fazer a vontade de Deus, contra à própria vontade e os valores deste mundo.

Em Marcos 8:34 está escrito: “E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me”. Em Gálatas 5:24: “Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.”


HUMILDADE


Ao contrário do orgulhoso, o cristão é humilde porque depende do Senhor, ouve os seus conselhos e aceita repreensão: “Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido” (1 Pedro 5:6). "O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra" (Provérbios 29:23).


VERDADE


Falar a verdade faz parte do caráter de quem recebeu a Jesus - o caminho, a verdade e a vida (João 14:6).


A Bíblia afirma, por outro lado, que a mentira tem pai, o diabo, e quem mente recebe a sua paternidade. Veja o que Jesus disse em João 8:44: "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira."


Se amamos a Des devemos abandonar a mentira e seguir a verdade. Leia Apocalipse 21:8: "Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte."


HONESTIDADE E LEALDADE


Nosso país conta com altos índices de roubos, corrupção e infidelidade tanto nos negócios quanto nos relacionamentos e, estranhamente, possui maioria cristã em sua população. Porém, nem todo o que se diz cristão, de fato, é. Jesus mesmo disse: "Nem todo aquele que diz a mim: ‘Senhor, Senhor!’ entrará no Reino dos céus, mas somente o que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus" (Mateus 7:21).


O verdadeiro cristão é honesto e procura conduzir a sua vida em integridade e lealdade, perante o Senhor e os homens. Em Salmos 101:6,7 diz: "Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá. Não há de ficar em minha casa o que usa de fraude; o que profere mentiras não permanecerá ante os meus olhos." Em Provérbios 21:21 está escrito: "Quem segue a justiça e a lealdade encontra vida, justiça e honra".


GENEROSIDADE


Ser generoso é aquele que tem prazer em partilhar os seus recursos, dons e tempo em favor de quem necessita: "O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá" (Provérbios 11:25).


PERDÃO


Liberar o perdão faz parte da conduta de quem recebeu, pela graça de Deus, o perdão dos seus pecados, através da fé em Jesus. Perdoar não é fácil, mas as Escrituras ensinam sobre as consequências da falta do perdão. O Senhor Jesus disse: “Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas" (Mateus 6:14,15).


SANTIDADE


Deus é santo e nenhum pecado passa oculto aos seus olhos. Sua vontade é que sejamos santos, assim como Ele é. A santificação é um processo que dura toda a vida do cristão, levando-o à pureza e à sensibilidade para se afastar do mal e de situações que conduzem ao pecado: "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12:14).


AMOR


Amar é o mandamento de Jesus, sendo ele mesmo o exemplo vivo do amor, porque a si mesmo se entregou por nós. O verdadeiro amor não está no sentimento, mas nas ações e deve mover tudo o que fazemos para Deus e para o próximo. O cristão deve amar a Deus acima de qualquer coisa, e, também a qualquer pessoa, mesmo os seus inimigos.


"Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?"


Entregue-se sem reservas a Cristo e permita que ele deixe as marcas do seu caráter em você!





bottom of page