top of page

A Necessidade Vital do Perdão




Sabemos o quanto é difícil perdoar, sobretudo quando temos maiores laços de afetividade com quem nos ofendeu. Mas as Escrituras nos ensinam sobre as consequências da falta do perdão. O Senhor Jesus Cristo disse:


“Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas" (Mateus 6:14,15).

O perdão é um princípio fundamental da vida cristã, não sendo uma opção para o crente. Consiste em um mandamento do SENHOR. Não está relacionado ao merecimento e nem torna a outra pessoa certa. Trata-se de uma escolha que fazemos em razão do perdão que nós mesmos recebemos de Deus, gratuitamente, através de Jesus Cristo, mediante a confissão e o arrependimento dos nossos pecados.

"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar todos os pecados e nos purificar de qualquer injustiça" (1 João 1:9).

Perdoar não significa ser tolerante ou permissivo com o mal, a injustiça e os erros cometidos, mas sim, reagir com misericórdia, sem retribuir o mal com o mal e entregar ao Senhor a vingança e a justiça (Romanos 12:17-21).


Mesmo que a outra pessoa não se arrependa, não guarde ira, mágoa e feridas em seu coração. Esteja pronto para perdoar, pois a falta do perdão traz a consequência terrível de interromper o fluir da graça de Deus sobre as nossas vidas:

"Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos" (Hebreus 12:14,15).

O perdão precisa ser exercido com a ajuda de Deus:


"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma" (João 15:5).


Mesmo que você não consiga ou tenha dificuldades de perdoar, busque obedecer a Palavra de Deus! Decida liberar o perdão e o SENHOR promoverá a cura do seu coração com o tempo.  Compreenda que você é pecador necessitado do perdão divino e o próprio Senhor Jesus se ofereceu em sacrifício para que seus pecados fossem perdoados por Deus. Assim como o SENHOR perdoa as suas transgressões, perdoe também seus ofensores e experimente o derramar da graça de Deus em sua vida!

bottom of page