top of page

Qual o seu Nível de Fé?





Nossa nação recebe a influência de múltiplas culturas e grande diversidade de crenças e dogmas religiosos. Geralmente, as pessoas não questionam a sua fé e, tão pouco, avaliam se verdadeiramente sua crença conduz à vida eterna no Reino de Deus. Nesse estudo, vamos abordar qual o tipo de fé Deus aceita e sobre os diferentes níveis de fé.


Bem, você pode dizer: em creio em Deus! Mas, crer na existência de Deus também não é suficiente para ser salvo, conforme os ensinos bíblicos.


Vemos assim no livro de Tiago 2.19:


“Você crê que há somente um Deus? Ótimo! Os demônios também crêem e tremem de medo”.


Então, qual fé que nos leva a Deus?


As Escrituras ensinam que somos salvos não por obras ou méritos pessoais, mas somente pela crença no testemunho que Deus deu a respeito de seu próprio filho Jesus Cristo. A fé salvífica implica em confiar de todo o coração em Jesus como nosso Salvador e único mediador entre o homem e Deus. Nenhum outro ser humano, elemento da natureza ou mesmo um animal pode nos salvar e nos conduzir ao céu, ainda que lhe sejam devotadas múltiplas súplicas, louvores e adoração. Somente pela fé em Cristo somos reconciliados com Deus e recebemos a vida eterna.


“E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida. Escrevi estas coisas a vocês que creem no nome do Filho de Deus, para que saibam que têm a vida eterna” (1 João 5:11-13).


“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (1 Timóteo 2:5).


Ao enviar seus apóstolos para anunciar o Evangelho Jesus disse-lhes:


“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Marcos 16:15,16).


“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19).


“E será pregado este Evangelho do Reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim” (Mateus 24:14).


Em que consiste à pregação do Evangelho? Em anunciar as boas novas da salvação a todos nós pecadores, pela graça de Deus, através do sacrifício de Jesus no madeiro, a fim de que pudéssemos voltar aos braços de amor do Pai, reconciliados e justificados mediante a fé e o arrependimento.


“Se, com tua boca, confessares que Jesus é Senhor, e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (Romanos 10:9).


Deus não limitou o seu evangelho, ao contrário, através de seu filho Jesus comissionou seus discípulos a pregá-lo às nações para o alcance de toda criatura. A Bíblia diz que Deus deseja que todos sejam salvos e que venham ao conhecimento da verdade, embora saibamos que nem todos darão ouvidos ao Evangelho.


"Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade" (1Timóteo 2:3,4).


Uma vez integrados à família de Deus, iniciamos nova vida com Cristo e a nossa fé, aos poucos, vai crescendo e se desenvolvendo, sendo possível notar níveis diferentes de fé de uma pessoa para outra.



DIFERENTES NÍVEIS DE FÉ



A fé nos é concedida por Deus.  Ela vem do ouvir e, o ouvir, pela palavra de Deus (Romanos 10:17). Mas assim como um músculo, a fé precisa ser exercitada e desenvolvida por nós, à media em que ouvimos e meditamos nas Escrituras. Em diversas passagens bíblicas vemos Jesus classificando os diversos níveis de fé:


HOMENS DE FÉ PEQUENA OU DE POUCA FÉ - Leia aqui (Mateus 14:25-31)



Nessa passagem, Pedro vê Jesus andando sobre o mar e pede para ir ter com Ele e ao andar sobre as águas sente medo e começa afundar quando, então, clama a Jesus que o salve. Jesus amorosamente o socorre e diz: “homem de pouca fé, por que duvidaste?


Jesus não desistiu de Pedro assim como não desiste de você, ainda que sua fé seja pequena, ainda não amadurecida.



HOMENS DE GRANDE FÉ - Leia aqui (Mateus 15:21-28)



Veja como Jesus trata uma mulher que se apresenta com grande determinação e persistência, fazendo-lhe súplicas pela libertação de sua filha:


“Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã ” (Mateus 15:28)


Encontramos também na passagem de Lucas 7:1-10, que o nosso Senhor ficou maravilhado com a grande fé do centurião que pediu tão somente uma palavra ao Mestre para que seu servo ficasse são, sem que fosse necessário Jesus ir até o seu encontro. E nessa fé, Jesus o curou.



HOMENS INCRÉDULOS - Leia aqui (Lucas 9:37-42)


Jesus aqui se reporta aos próprios discípulos chamando-os de incrédulos. Mesmo caminhando com Cristo e presenciando todos os sinais e maravilhas por Ele operados, os discípulos duvidaram do poder do Seu nome para expulsar um espírito imundo de um menino. Naquele momento, Jesus também ensinou que certa casta de demônios saía somente com jejum e oração. No entanto, seus discípulos não precisavam jejuar porque estavam com o Mestre (Mc 2:18,19). Embora aquela casta saísse apenas com oração e jejum, Jesus os chamou de "geração incrédula e perversa" por não encontrar fé em seus discípulos. 


Muitos andam com Jesus mas permanecem incrédulos em sua caminhada cristã, duvidando da ação de Deus sobre suas vidas. Mas esse não é o desejo de Deus!


A repreensão de Jesus nesse texto nos exorta a crer e desenvolver a nossa fé, ao ponto de ser possível fazer qualquer coisa em Seu nome!


Assim disse Jesus:


“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai” (João 14:12).


A fé do cristão, portanto, deve ir além da fé salvífica. Precisamos crer de coração na Palavra e portar-se de acordo com as verdades espirituais nela descritas. Jesus é o VERBO que se fez carne. Ele é a própria PALAVRA. É a comunicação de Deus através da pessoa de Cristo.


Vemos pelas passagens acima que Jesus pode ver em nós qual o nível da nossa fé e por isso é tão importante aprender mais sobre esse assunto. 


Mas, o que a Bíblia diz sobre fé?


“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho” (Hebreus 11:1,2).


É possível que muitos dos que conhecem a Deus venham a passar por momentos de incredulidade e estejam caminhando sem o pleno gozo da fé. Abatidos pelas adversidades ou confundidos por pensamentos de dúvida, se encontram com a vida paralisada e impedida de avançar. Mas, saiba que toda dúvida contra a Palavra de Deus procede do diabo e não deve encontrar pouso em sua mente, nem contaminar o seu coração.


A palavra do Senhor diz:


“O justo viverá pela fé, mas se ele recuar a minha alma não tem prazer nele” (Hebreus 10.38).


Com a nossa fé agradamos a Deus:


“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6).



COMO POSSO AUMENTAR O NÍVEL DA MINHA FÉ?



Deus poderia nos impor a fé. No entanto, a fé é um dom gratuito de Deus dado ao homem, mediante a Sua graça para que ele se disponha a exercê-la em toda a sua caminhada. A fé consiste em uma disposição de vontade que se inicia quando ouvimos o Evangelho e entregamos nossa vida a Jesus, reconhecendo-o com o único e suficiente Salvador e, se desenvolve à medida em que buscamos manter um relacionamento mais próximo com o Senhor, crescendo no conhecimento da sua Palavra e colocando em prática todo o seu ensino.


Dedique tempo à oração e ao conhecimento da Palavra de Deus revelada nas Escrituras para que a fé seja gerada em seu coração.  Assuma, a cada dia, a decisão de VIVER PELA FÉ e não por vista, LANÇANDO FORA TODO PENSAMENTO DE DÚVIDA OU INCREDULIDADE! 


O preço que foi pago pelo seu resgate foi muito alto. Jesus derramou seu sangue por você! Portanto CONFIE e ouse CRER em Cristo!


E ainda que você julgue que a sua fé seja muito pequena, não se entristeça porque Jesus disse:


“Eu asseguro que, se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: 'Vá daqui para lá', e ele irá. Nada será impossível para vocês” (Mateus 17:20).


Jesus deseja realizar uma obra completa em sua vida através da sua fé!


E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê” (Marcos 9:23).



Deus o (a) abençoe!

bottom of page