Placas de Advertência



"Lembre de Deus em tudo o que fizer, e Ele lhe mostrará o caminho certo" Provérbios 3:6 (NTLH)


Todo aluno da escola de direção precisa conhecer as placas de sinalização para conduzir bem os veículos sem violar as leis de trânsito. As placas também indicam a direção certa em vias perigosas para evitar o risco de de acidentes. De igual modo, Deus sinaliza aos homens o caminho certo por meio da Sua Palavra: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.” (Is 48,17b)


Ocorre que muitos desprezam as advertências bíblicas e acabam sofrendo as consequências das escolhas que fizeram por caminhos trilhados sem a direção do Senhor. Faz toda a diferença ouvir o que Deus tem a nos dizer e podemos ter acesso pleno às Suas instruções através da leitura da Bíblia.


Para sermos guiados por Deus é preciso, primeiramente, escolher o Caminho que Ele estabeleceu e renunciar a todos os outros. Jesus Cristo é o Caminho constituído pelo Pai. O único que faz a mediação entre os homens e Deus. Na cruz, Ele se ofereceu para levar a punição que merecíamos pelos nossos pecados e todo aquele que nEle crê pode ser reconciliado com Deus e prosseguir em nova estrada.


Neste caminho, avistamos placas e uma delas é: PARE. Antes de avançar, reflita e deixe tudo o que desagrada a Deus. Aquele que antes mentia, passe a falar a verdade; o que furtava, trabalhe e tenha o que repartir com o próximo. O desonesto é chamado à honestidade, e o infiel à fidelidade em todos os seus relacionamentos. Toda ira, mágoas e malícias devem ser abandonadas, para darmos lugar ao perdão, à amabilidade e à compaixão.


Durante a jornada com Cristo podemos avistar outra sinalização: PERIGO: AFASTE-SE. Haverá momentos em que teremos que ter o cuidado de não nos desviarmos da direção de Deus. Diante das tentações, devemos fugir e não avançar, para evitar as consequências maléficas do pecado e de escolhas das quais podemos nos arrepender. Em todo o tempo, devemos manter a comunhão com o Senhor e sermos cumpridores da Sua Palavra e não somente ouvintes.


O caminho da obediência nos leva a uma via pavimentada de bênçãos! Quando deixamos de ser guiados pela própria vontade e confiamos ao senhorio de Cristo todas as nossas escolhas, podemos SEGUIR EM FRENTE, certos de que contaremos com o favor do alto ao longo da estrada.


Mesmo para os que se desviaram no percurso da vida e fizeram más escolhas existe uma esperança. Se clamarem ao Senhor, encontrarão misericórdia e graça para refazerem sua trajetória. Somos continuamente chamados ao caminho de volta para Deus, ao arrependimento e à mudança de rota para fazermos as escolhas certas, a fim de que Ele nos conduza e nos acompanhe em toda a jornada.


Os mandamentos e limites estabelecidos por Deus em Sua Palavra são a prova do Seu amor e cuidado por nós e atuam como placas de advertência que sinalizam o perigo de seguirmos fora da direção divina. Eles são necessários para estabelecermos um relacionamento correto com Deus e com o próximo e nos ajudam a discernir como agir em todas as áreas da vida. Se atentarmos para os seus avisos, faremos boas escolhas e viveremos na presença de Deus aqui e eternamente.



Ana Cristina Balceiro

Irmã em Cristo