Já parou para pensar? Talvez você se orgulhe de seus bens, títulos, talentos, força física, inteligência, beleza e tantos outros motivos que não caberiam em uma lista. Todas essas coisas, podem deixá-lo cheio de si, mas ao mesmo tempo, vazio e coberto de ilusão.
Acerca disto, a Palavra de Deus diz, por intermédio do profeta Jeremias: “O SENHOR disse: — O sábio não deve se orgulhar da sua sabedoria, nem o forte, da sua força, nem o rico, da sua riqueza. Se alguém quiser se orgulhar, que se orgulhe de me conhecer e de me entender; porque eu, o SENHOR, sou Deus de amor e faço o que é justo e direito no mundo” (Jeremias 9:23-24).
Nesse tempo, quando tantas coisas nos atraem, Deus nos chama para buscá-lo e encontrar nEle a fonte de vida e de satisfação incomparável a qualquer conquista terrena.
Através das palavras do profeta, Deus nos convida a conhecê-lo e compreendê-lo a partir do seu caráter. Deus pode ser conhecido pessoalmente e os que desfrutam dessa comunhão se orgulham porque são transformados e encontram nEle propósito e um novo sentido para suas vidas.
O texto bíblico afirma que Deus é amor. Amor tão grande que enviou seu Filho como Salvador para dar sua vida por nós, pecadores. Por intermédio de Jesus podemos chegar ao Pai e conhecê-lo verdadeiramente (João 14:6). O amor é de Deus e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Em 1João 4:7 está escrito:
"Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus."
Os que conhecem a Deus entendem o valor do amor e não vivem só para si. Preferem dar do que receber e buscam amenizar o sofrimento do próximo, ainda que isso lhes exija sacrifício e abnegação. São misericordiosos e conseguem perdoar assim como receberam a misericórdia e o perdão de Deus.
O profeta Jeremias prossegue afirmando o caráter reto e justo de Deus. Em Salmos 11:7 diz “Porque o SENHOR é justo e ama a justiça; o seu rosto está voltado para os retos”. Essa perfeita justiça também encontramos em Jesus, que jamais pecou e cumpriu inteiramente à vontade do Pai (João 8:46).
Os que conhecem a Deus prezam a justiça, rejeitam a mentira, sendo leais em seus relacionamentos e negócios. Não são avarentos, nem se entregam à cobiça desenfreada de riquezas porque sabem que o orgulho pelas coisas da vida não vem do Pai, mas do mundo (1 Joao 2:16). Eles reconhecem que seus talentos e tudo o que possuem vem de Deus e, por isso, lhe dão glórias.
"Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo" (1 João 2:16).
Os que conhecem a Deus deixam seus pecados quando recebem a Palavra de Deus e experimentam a presença gloriosa e transformadora do Espírito Santo!
Você pode ser rico e ainda assim ser miserável sem a presença de Deus. Você pode ser religioso e até fazer boas obras, mas nenhuma delas poderá justificar uma vida de desobediência à Palavra de Deus. Obedecer é tão importante quanto conhecer a Deus e a Sua Palavra: "Quem ouve, guarda e pratica a Palavra tem tanto o Filho quanto o Pai (1 João 2:3-4)
Jesus disse: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.” Quem ouve, guarda e pratica a Palavra tem tanto o Filho quanto o Pai (1 João 2:3-4).
Somente os que conhecem a Deus podem se orgulhar porque desfrutam da alegria indizível que vem da habitação do Espírito Santo em seu interior. São socorridos no tempo da angústia, providos no tempo da necessidade e fortalecidos nos momentos mais difíceis. Eles se gloriam até no fim de suas vidas, porque sabem que o Senhor prometeu ressuscitá-los para a vida eterna, assim como fez com seu Filho, Jesus.
Talvez, muitas causas sejam a razão do seu orgulho, mas será que você pode dizer que se orgulha de conhecer e entender a Deus? Já teve uma experiência real com Ele? Já encontrou nEle salvação, novo propósito e mudança real de vida?
Se todos os seus feitos têm sido voltados para o seu engrandecimento pessoal, você precisa mudar o alvo e buscar a glória que vem da presença de Deus! Ela se manifesta em favor de todos os que confessam Jesus como seu Senhor e Salvador, dando-lhes condição de revelarem ao mundo o caráter justo e amoroso do Senhor.
As vaidades deste mundo passam e não podem ser a razão do seu orgulho. Que nada mais orgulhe o seu coração do que o fato de conhecer a Deus e manter com Ele um relacionamento pessoal que começa nesta vida e continuará por toda a eternidade!
Comments