top of page

A fé que Maravilhou Jesus



“E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe, E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado. E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde. E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz. E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé. Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus; E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Então disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou.” Mateus 8:5-13


Nesta passagem, transcrita em Mateus 8:5-13, podemos aprender preciosas lições que nos levarão a compreender qual deve ser a nossa visão espiritual e o nível de fé que é agradável ao Senhor.



COMPAIXÃO E INTERCESSÃO



Vemos que um centurião, a serviço do Império Romano, se aproximou do Senhor Jesus quando entrava na Cidade de Cafarnaum e suplicou-lhe a cura de seu servo.


Podemos perceber que havia no coração do centurião grande compaixão e disposição de vontade para buscar ajuda em favor do seu criado. Deus se agrada quando intercedemos e buscamos ao Senhor para socorrer aos nossos irmãos em aflição.



HUMILDADE DE ESPÍRITO



Quando Jesus respondeu que iria atendê-lo, indo até ao criado para lhe dar saúde, o centurião, imediatamente, o impediu dizendo não ser digno para que Jesus entrasse em sua casa. O oficial reconheceu a sua condição diante de Jesus e se humilhou admitindo que não era digno, assim como todos nós perante o Senhor.


Não podemos nos aproximar de Jesus exaltados, como merecedores de Seu favor, invocando justiça própria ou superioridade comparada a outras pessoas.


Veja na Parábola do Fariseu e do Publicano (Lucas 18:8-14), em que Jesus ensina como devemos nos aproximar de Deus em oração. Ao sermos humildes de espírito, podemos esperar ser exaltados por Ele. Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado” Mateus 23:12.



RECONHECENDO A AUTORIDADE DE JESUS



Em seguida, o centurião disse que bastaria uma palavra de Jesus para que o seu servo fosse curado. Ele reconhecia a autoridade de Jesus. Essa declaração surpreendeu ao Senhor que testificou jamais havia achado tamanha fé, mesmo em Israel.


Deus criou o universo através da sua palavra. Jesus é a Palavra e tudo começou a existir por meio d’Ele e sem Ele nada foi feito. Acerca de Jesus, o Evangelho de João 1:1-3 descreve:


“No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito."


Ao confiar que apenas uma palavra de Jesus sararia seu criado, o centurião reconheceu a dimensão do poder e da autoridade de Cristo sobre todas as coisas.


Assim devemos nos chegar a Jesus, crendo em sua palavra, confiantes no seu poder, reconhecendo que Ele é o Filho do Deus vivo e o Cabeça de todo poder e autoridade (Colossenses 2:10).


Creia, uma palavra de Cristo pode transformar qualquer situação.



ENTRADA NO REINO DE DEUS



Os soldados romanos eram repudiados pelos judeus pela opressão que sofriam. Mas ao atender um centurião romano, Jesus ensina que todos podem se achegar a Ele, não importa quem seja.


O convite de Cristo não era restrito aos judeus, mas a todos, incluindo eu e você. Muitos judeus não creram em Cristo, mas muitos outros povos creram e terão entrada no Reino de Deus. Assim ocorreu com o centurião romano do relato bíblico que creu e maravilhou a Jesus!



CONCLUSÃO



A fé triunfa quando é movida pelo amor. Quando age e se expressa com palavras sábias, em humildade. Quando recorre à Pessoa certa e não se confunde com outros caminhos, porque reconhece Aquele tem toda a autoridade nos Céus e na Terra. O que possui tal fé alegra ao coração de Deus e jamais sairá sem uma resposta do Salvador!


E você? Já se achegou a Cristo com fé?


Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28


bottom of page