top of page

O Deus bom que nos ajuda em todas as aflições!




2 Coríntios 1:3-7 (NTLH)


“Louvado seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai bondoso, o Deus de quem todos recebem ajuda! Ele nos auxilia em todas as nossas aflições para podermos ajudar os que têm as mesmas aflições que nós temos. E nós damos aos outros a mesma ajuda que recebemos de Deus. Porque, assim como tomamos parte nos muitos sofrimentos de Cristo, assim também, por meio dele, participamos da sua grande ajuda.  Se sofremos, é para que vocês recebam ajuda e salvação. Se somos ajudados, então vocês também são e recebem forças para suportar com paciência os mesmos sofrimentos que nós suportamos. Desse modo a esperança que temos em vocês está firme. Pois sabemos que, assim como vocês tomam parte nos nossos sofrimentos, assim também recebem a ajuda que Deus dá.”



A passagem em destaque foi escrita pelo apóstolo Paulo na segunda carta dirigida aos cristãos da cidade de Corinto. A igreja foi fundada pela visita de Paulo na cidade em sua segunda viagem missionária.


Depreende-se do texto que Paulo enfrentou uma forte tribulação que, provavelmente, guarda relação com um risco de vida pela pregação do Evangelho.


Em sua mensagem aos coríntios, podemos extrair preciosas lições, dentre as quais a importância de bendizer ao Senhor e considerar a essência do Seu caráter independente das circunstâncias:



CARÁTER DE DEUS



O cristão deve conhecer e ter seu alicerce firmado no caráter de Deus quando passar por períodos de sofrimento. Isto porque o inimigo das nossas almas trabalha para que, em meio à dor e aflição, venhamos a duvidar da bondade de Deus, desconfiar da Sua ajuda e se, de fato, teremos o Seu consolo em toda a aflição. Quando duvidamos do caráter de Deus em tempos de tribulação corremos o risco de murmurar contra Deus.


Mas Paulo bendiz ao Senhor e enaltece o Seu caráter afirmando:


Pai bondoso


Paulo bendiz a Deus e anuncia a Sua bondade. Deus é bom e Sua bondade alcança a todos, sejam bons ou maus. Jesus foi prova do amor e da bondade de Deus a toda a humanidade, sendo enviado pelo Pai para pagar o preço pelo perdão dos nossos pecados.  


“Porque [Deus] faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos” (Mateus 5:45).


“Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação” (Tiago 1:17).


"Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam" (Salmos 86:5).



Deus de quem todos recebem ajuda!



Podemos confiar na providência divina e sempre recorrer a Deus com a fé de que Ele nos ajudará.


Todos eles dirigem seu olhar a ti, esperando que lhes dês o alimento no tempo certo; tu lhes dás, e eles o recolhem; abres a tua mão, e saciam-se de coisas boas. Quando escondes o rosto, entram em pânico; quando lhes retiras o fôlego, morrem e voltam ao pó. Quando sopras o teu fôlego, eles são criados, e renovas a face da terra” (Salmos 104:27-30).



Deus que auxilia em todas as aflições!



"Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra" (Salmos 34:19).


Deus revela que nos livra de todas as aflições. Por isso devemos crer em sua promessa a fim de recebermos consolo e auxílio em tempo oportuno.


O caráter de Deus deve ser bem conhecido e lembrado pelo cristão em tempos difíceis. Assim como Paulo, devemos bendizer ao Senhor reconhecendo que, em qualquer circunstância, Ele é bom, misericordioso, consolador, ajuda e nos livra de todas as aflições.



O SOFRIMENTO



Quando o sofrimento bate à porta, somos levados a refletir melhor sobre a vida e necessariamente induzidos ao aprendizado, correção, amadurecimento e fortalecimento da fé. Quando sofremos, percebemos o quanto não somos autossuficientes e que dependemos de Deus para a solução das nossas angústias e problemas.


Em sequência, Paulo acrescenta que, se sofremos, também recebemos a ajuda do Senhor. O auxílio do Senhor que serviu para ajuda e salvação de outros irmãos.


Você já notou quantos testemunhos nascem da superação de grandes sofrimentos? Quantos ficaram doentes e testemunham hoje o milagre para salvação e cura de outros irmãos? Quantos de nós obtivemos ajuda em meio ao sofrimento e alcançamos testemunho do Senhor para o crescimento da nossa fé?


Muitos dos milagres de Jesus relatados na Bíblia foram respostas aos clamores de pessoas que passavam por grande sofrimento:


Um leproso, aproximando-se, adorou-o de joelhos e disse: "Senhor, se quiseres, podes purificar-me!" Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: "Quero. Seja purificado!" Imediatamente ele foi purificado da lepra. Em seguida Jesus lhe disse: "Olhe, não conte isso a ninguém. Mas vá mostrar-se ao sacerdote e apresente a oferta que Moisés ordenou, para que sirva de testemunho" (Mateus 8:2-4).



PROPÓSITO



Deus nos consola e chama para consolar os que sofrem, compartilhando experiências, aprendizado e testemunho, em ajuda aos nossos irmãos.


Não pense só em você quando passar por uma experiência dolorosa. Ela também é vivenciada por muitas outras pessoas. Grande pode ser a sua contribuição para ajudá-las, pois somente aqueles que vivenciam um determinado tipo de sofrimento podem compreender melhor a dor do outro.


Que possamos extrair dessa passagem que o sofrimento não é exclusivo do mundo sem Deus. Todos passamos por aflições.


O Senhor Jesus disse:


"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (João 16:33). Que possamos bendizer a Deus e não murmurar quando o sofrimento bate à porta. O Senhor não nos prometeu uma vida sem dor e tribulações e sabemos disso. Que possamos ter a compreensão de que Deus está no controle de todas as coisas e que a nossa dor pode ensinar, corrigir e contribuir para fortalecer a fé e consolar os que passam por sofrimentos afins. Que possamos conhecer o caráter de Deus e jamais esquecer que, independente das circunstâncias, Ele é bom e dEle recebemos ajuda quando confiamos no Seu consolo para todas as aflições!  "Bendize, ó minha alma, ao Senhor e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome" (Salmos 103:1).


bottom of page