top of page

Transforme-se pela Renovação da sua Mente!





Deus deixou sua mensagem revelada nas Escrituras para nos instruir e orientar em todos os aspectos da vida.  O conhecimento da Palavra de Deus gera uma mudança na mentalidade do homem capaz de produzir um impacto transformador em todo o seu ser. Nela há poder para transformar vidas!


À medida em que nos empenhamos a aprender e nos amoldar à Palavra do Senhor, experimentamos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para nós.


“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).


Muitos não se interessam em conhecer a Bíblia e às vezes, sem perceber, pensam e agem de modo contrário à vontade de Deus, sobrevindo sobre suas vidas grande sofrimento e dor. Mas, Jesus falou sobre a importância de buscarmos conhecer a Palavra de Deus:


“Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus” (Mateus 22:29).


Outas pessoas até gostam da leitura bíblica e ouvem muitos sermões, mas pouco refletem sobre o que leram ou ouviram. Nessa condição, há muitos ouvintes e poucos praticantes. Os que ouvem a Palavra, mas a ignoram em seus pensamentos e ações acabam por rejeitar a Deus e o que Ele deseja realizar através de suas vidas.


“E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo e vai-se, e logo se esquece de como era” (Tiago 1:22-24).


A importância de cuidarmos da mente e renová-la com a Palavra de Deus está no fato de que nossos sentimentos e ações seguem os nossos pensamentos. As mudanças que desejamos experimentar em áreas da nossa vida começam com uma mudança na forma de pensar. Se sua mente não estiver alinhada com a Palavra de Deus, sua vida não será transformada.


“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido” (Josué 1:8).


Ao atentamos para a Palavra do Senhor, somos libertos do engano do pecado que desvia o homem dos preceitos e do bom caminho de Deus. E quando pecarmos, o Espírito Santo nos conduzirá à necessidade do arrependimento que significa mudança de ideia ou convicção.


“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor” (Atos 3:19).


Se antes pensávamos sobre determinado assunto de um modo e vemos pela Palavra de Deus que nosso pensamento deve ser outro, assim devemos condicionar nossa mente e dirigir nossos passos. O Espírito Santo nos ajuda no processo de renovação da mente pois Ele nos guia quando meditamos na Palavra e nos faz lembrar de tudo o que aprendemos.


“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (João 14:26).


Mas, se resistirmos à voz de Deus para caminharmos segundo o curso deste mundo, teremos pouco a pouco um coração endurecido. Assim ocorreu com o povo de Deus no deserto. Os israelitas contemplaram as maravilhas de Deus quando libertos da escravidão do Egito e foram sustentados pela provisão de Deus no deserto e, ainda assim, endureceram seu coração e deixaram de entrar na terra prometida. Por isso, é preciso estarmos atentos ao que temos ouvido e para que em tempo algum nos desviemos.


“Não endureçais os vossos corações como na provocação, no dia da tentação no deserto. Onde vossos pais me tentaram, me provaram, e viram por quarenta anos as minhas obras. Por isso me indignei contra esta geração, e disse: estes sempre erram em seu coração, e não conheceram os meus caminhos” (Hebreus 3:8-10).


Mesmo quando buscamos conhecer e alimentar nossa mente com a Palavra de Deus, somos bombardeados frequentemente com pensamentos malignos. Boa parte das pessoas não percebem quão prejudicais são os maus pensamentos que ocupam as mentes e afetam suas vidas.


Sabemos que Satanás pode sugestionar pensamentos de medo, dúvida, confusão, a fim de que a Palavra de Deus seja deixada de lado. Esses pensamentos devem ser rejeitados para que não permaneçam na mente e provoquem opressão e diversos sentimentos que aprisionam e paralisam as pessoas. De igual modo, deixar a mente livre ou vazia também abre uma porta para os pensamentos contrários à Palavra de Deus. Logo, procure encher sua mente com as verdades das Escrituras e tenha o cuidado de vigiar sua mente todo o tempo.


"Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tiago 4:7).


Quando rechaçamos os maus pensamentos e sujeitamos nossa mente à Palavra de Deus, passamos a sentir paz e alegria no coração e todo sentimento contrário é dissipado para desfrutarmos da vida abundante que Cristo nos oferece, livres da escravidão do pecado, dos maus hábitos e vícios.


“Achadas as tuas palavras, logo as comi; e as tuas palavras foram gozo e alegria para o meu coração” (Jeremias 15:16).


A renovação da mente implica em mudar a mentalidade antiga e assumir novos pensamentos e ações segundo à vontade de Deus. Não há outro caminho para se conhecer a Deus e a Sua vontade senão pela revelação contida nas Escrituras. E saber qual é vontade de Deus faz toda a diferença para vivermos a plenitude de vida que o Senhor tem para nós!


Ao compreendermos que Jesus veio ao mundo para nos salvar porque estávamos perdidos e que tudo foi feito por Ele para sermos livres da escravidão do pecado, passamos a viver para Cristo com o mesmo propósito, rejeitando o pecado. Nele temos a vida eterna, somos feitos filhos de Deus e somos capacitados para viver uma vida que expresse o amor e a gratidão por tudo o que foi feito na cruz.


“Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e vos renoveis no espírito da vossa mente; e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.” (Efésios 4:22-24).


"Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória” (Colossenses 3:1-4).


Renovar a mente é possuir a mente de Cristo, significa julgar todas as escolhas, ações e reações conforme a Palavra de Deus, assumindo-a como regra de fé e prática.  


“Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo” (1 Coríntios 2:16).


A nossa mente precisa passar por uma limpeza da sujeira do mundo e das sugestões malignas para alinhar-se e manter-se firme na Palavra de Deus. Pode ocorrer que você ore “Senhor seja feita a sua vontade” e aquilo que tanto buscou não aconteça. Não murmure ou questione algo que está acima da sua compreensão. Mas saiba que Deus o(a) ama e caminhe com FÉ firmando sua mente na Palavra CRENDO que o Senhor conhece a sua situação e agirá em seu favor.


"Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento" (Provérbios 3:5).


Os pensamentos de Deus são sempre de paz e a Sua vontade é boa e agradável. Devemos confiar no amor e benignidade de Deus e não nos apoiarmos em nosso próprio entendimento acerca dos acontecimentos que nos cercam quando são duros e difíceis de entender. Confie que os pensamentos de Deus não são os seus e que Ele sabe o que é melhor para você.


“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” (Isaías 55:8,9).


Faça hoje uma reflexão acerca dos seus pensamentos e avalie o quanto eles têm influenciado o seu comportamento. Procure separar um tempo para leitura e estudo da Palavra de Deus. Reflita e medite no que aprendeu e perceba se você tem agido conforme os conselhos do Senhor. Não procure se justificar, nem endureça o seu coração à medida que for aprendendo mais da Palavra. Apenas busque na comunhão com Deus ajuda para seguir sua direção, renovando sua mente em um processo contínuo e diário que certamente transformará seu interior. Então, você poderá conhecer e provar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para a sua vida!



“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração” (Colossenses 3:16).

bottom of page