top of page

Pandemia de Coronavírus - Um Recurso Disponível para o Enfrentamento da Crise



Com o enfrentamento da pandemia causada pelo vírus covid-19, a população mundial tem experimentado uma mudança radical nas rotinas de trabalho, interatividade social e hábitos de higiene. Mais do que isso, o número expressivo de mortes contabilizadas em alguns países tem refletido a fragilidade humana diante de um inimigo invisível aos olhos, aparentemente inofensivo, porém absolutamente real e potencialmente letal.


Em épocas de crise, a Bíblia nos exorta a buscar Aquele que pode nos livrar dela. Devemos compreender o cenário profético em que vivemos, já anunciado por Cristo para nos voltar de todo o coração a Deus e nos preparar para os dias difíceis que precederão à Sua volta e o tempo do fim (Mateus 24:3-8):


“E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio das dores.”


Desde a entrada do pecado no mundo, muitos males têm se abatido sobre os homens e sobre a terra (Gênesis 3:16-19). Ao longo da história, outras epidemias e pandemias já abalaram o planeta e o sofrimento dos dias atuais nada se compara ao que sucederá no período da grande tribulação que assolará os viventes antes da volta de Cristo. Em sua segunda vinda, Jesus trará a salvação em favor daqueles que o aguardam (Marcos 13:19; Hebreus 9:27-28) e porá fim a toda dor e injustiça.


Mas, enquanto vivermos tempos difíceis, temos esperança por meio de um recurso que está disponível a todos os homens: a oração da fé.


ORAÇÃO – RECURSO DISPONÍVEL PARA O ENFRENTAMENTO DA CRISE


Sabemos que estamos de passagem e que, cedo ou tarde, deixaremos essa terra. No entanto, depois da morte física, continuaremos a viver em um tempo sem fim, unidos ou separados de Deus por toda a eternidade. Não devemos esperar a morte para nos depararmos com uma realidade sem volta. Hoje é o tempo propício para levar Deus a sério e nos preparar para a eternidade.


Deus nos convida a estabelecermos um concerto com Ele, para uma vida regida segundo à Sua Palavra, imbuídos de um coração quebrantado e submissos à Sua vontade (Salmo 51:17). Sem levar o tempo da ignorância, Ele ordena a todos os homens, em todos os lugares que se arrependam e caminhem em novidade de vida! (Atos 17:30).


É tempo de clamarmos a Sua misericórdia e intervenção, de suplicarmos o Seu perdão e de nos dispormos a agir de modo obediente às Suas ordenanças, com obras e frutos dignos de arrependimentos (Mateus 3:8).


"Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo; E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." (2 Crônicas 7:13,14).


Ore para que o Senhor revele a você os pecados que precisam ser abandonados e as áreas da sua vida que precisam de mudança, a fim de que você experimente o perdão de Deus e o fluir da Sua graça transformadora.


Para nos acertarmos com Deus foi estabelecido por Ele um único caminho: por meio da fé em Seu Filho Jesus Cristo, que pagou a punição dos nossos pecados na cruz do Calvário.


É tempo de admitir que não somos bons o suficiente para merecermos o céu e que dependemos somente de Jesus Cristo para sermos salvos no julgamento que há de vir sobre o mundo. A Cristo foi dado todo o poder no céu e na terra (Mateus 28:18) e todo aquele que nEle crê não irá perecer, mas terá vida eterna (1 João 2:25).


Diante das dificuldades da vida, devemos confiar em Deus por meio de Cristo e crer no Seu amor e providência.


CLAMOR A DEUS


Quando o rei Ezequias se viu à beira da morte, buscou a Deus. Ele agiu de modo correto pois recorreu a Quem podia livrá-lo e obteve a resposta. Ele clamou ao Senhor que lhe deu mais 15 anos de vida (Isaías 38:1-5).


A oração de Jabes também foi relatada na Bíblia e serve-nos de exemplo.


“Jabez orou ao Deus de Israel: “Ah, como seria bom se me abençoasses e expandisses meu território! Sê comigo em tudo que eu fizer e guarda-me de todo mal e aflição!”. E Deus atendeu a seu pedido” (1 Crônicas 4:10).


EXISTE UMA SAÍDA


O mundo atualmente enfrenta a maior crise na saúde pública dos últimos anos. Mas existe uma saída: elevar os olhos para o Autor da Vida, que exerce o controle de todas as coisas. Ele tem o poder de sarar uma terra doente e perdoar um povo que vive submerso no pecado e alheio à Sua existência. Jesus está à porta e nos convida a buscá-lO de todo o coração, em sincera submissão à Sua vontade, para, então, desfrutarmos da Sua presença, na firme confiança de que por meio dEle podemos ser livres de todo o mal. 

Ore, clame e busque a Deus enquanto se pode achá-lO. O Senhor não tem prazer, nem deseja que ninguém pereça. Seu amor foi manifestado ao mundo e todos os que se aproximam dEle, em nome de Jesus Cristo, são aceitos e podem fazer parte da família do Senhor e da Sua proteção. Disse Jesus:

“Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal” (João 17:15).


Deus o(a) abençoe!

bottom of page