top of page

A Parábola do Tesouro Escondido



"Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo." Mateus 13:44


A Parábola do Tesouro Escondido foi contada por Jesus e está expressa no Novo Testamento em Mateus 13:44.

Através dela, o Senhor quis revelar o que está oculto, o Reino dos Céus. Não é palpável, nem visível aos olhos dos homens, mas é real e de imensurável valor, assim como um tesouro escondido. Felizes são os que o encontram.


"Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo" Romanos 14:17.


Embora oculto, o Reino de Deus está pronto para ser achado. Ele foi pregado pelo Senhor Jesus quando disse: Cumpriu-se o tempo e está chegando o Reino de Deus; arrependei-vos e crede no Evangelho” (Marcos 1:15).


O Evangelho é a boa notícia de que o Filho de Deus viveu entre nós e tornou possível a salvação para todo aquele que nEle crê. Jesus Cristo é a maior prova do amor e da misericórdia de Deus pela humanidade. Na cruz, suportou o castigo em nosso lugar, assumindo a punição que os nossos pecados mereciam, para que não tivéssemos que recebê-la.


Jesus mostrou na terra o Deus dos céus e assegurou que somente pelo seu intermédio poderíamos experimentar um relacionamento pessoal com o Pai (João 14:6).


Seu sacrifício foi suficiente, dando a todos o livre acesso a Deus, para que desfrutássemos de todas as bênçãos do Seu Reino, sem demandar-nos oferta de quaisquer outros sacrifícios ou penitências.


Na parábola, o homem encontrou o tesouro e não mediu esforços para apoderar-se dele, vendendo tudo o que tinha para comprar aquele campo.

Quando temos um encontro com o Evangelho, achamos um tesouro, cujo valor é incomparável a qualquer outra coisa que possamos ter ou desejar. “Vender tudo” significa renunciar o que for preciso: seja um estilo de vida ou um modo de pensar e de agir contrários à vontade de Deus, pelo prazer da íntima comunhão com Senhor e da alegria indizível de desfrutar das Suas preciosas promessas, nesta vida, e por toda a eternidade!


O Reino de Deus está disponível para todos e aguarda uma resposta de quem reconhece o seu valor. Levá-lo a sério, importa em atitudes concretas por quem, de fato, crê no Evangelho e recebe o chamado de Deus para uma nova vida. Vale a pena.


"O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho". Marcos 1:15.


bottom of page